Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 21 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Dengue: período de chuvas acende alerta para aumento de casos no Tocantins
Destaques

Dengue: período de chuvas acende alerta para aumento de casos no Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins30 de janeiro de 2023 - 09:193 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

Como esperado para esta época do ano, as chuvas já se intensificaram em grande parte do país. Ao mesmo tempo em que contribuem para amenizar as altas temperaturas do verão, favorecem a proliferação do mosquito causador da dengue, que deposita ovos em recipientes com água parada. Além da dengue, o inseto também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil encerrou o ano de 2022 com mais de mil mortes por dengue confirmadas, além de mais de 1,4 milhão de casos registrados. É o maior número de mortes nos últimos seis anos. No mesmo ano, o Tocantins registrou mais de 22 mil casos, tendo o maior número de infectados na região Norte do país. No estado, 7 pessoas morreram pela doença.

Medidas simples como manter calhas limpas, caixas d ́água bem vedadas, colocar areia nos pratinhos dos vasos das plantas, virar garrafas de cabeça para baixo e descartar lixos, entulhos e pneus em locais adequados, são decisivas para evitar a proliferação do mosquito.

Os sintomas mais clássicos da doença, segundo o infectologista e consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Dr. Marcelo Cordeiro, são febre, dores musculares e articulares, atrás dos olhos, nas costas e no abdômen, além de fadiga, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. “Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para a síndrome do choque da dengue, que pode levar o paciente ao óbito”, alerta o médico.

Conforme a Dra. Nayara Borba, biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, o diagnóstico da doença pode ser feito por meio de diferentes exames, com resultado em até 1 dia útil. “No Grupo Sabin temos três tipos de exames: o teste rápido para dengue (NS1, anticorpos IgG e IgM), com resultado em até 1 dia útil; a detecção do vírus da dengue por PCR, com resultado em até quatro dias úteis; e o PCR combo, para a detecção de três vírus – dengue, zika e chikungunya – com resultado em quatro dias úteis”, explica

O infectologista e consultor médico do Sabin, Dr. Marcelo Cordeiro, explica ainda que dentre os exames disponíveis para detecção da doença, o PCR Combo oferece o diagnóstico mais amplo.

“Ao usar a técnica molecular de RT-PCR quantitativo, o teste tem a vantagem de identificar nos primeiros dias da doença, qual dos três vírus acomete o paciente, sem a necessidade de pedir ou fazer reações em separado para cada uma. Ou seja, com uma única picada é possível pesquisar os 3 vírus”, destaca.

Sabin no Tocantins

Sabin em Gurupi

O Sabin chegou ao Tocantins em 2012. Desde então, oferece serviços de excelência com investimento em tecnologia e inovação. Com tempo e dedicação, o Sabin expandiu sua atuação e hoje conta com 13 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí, com um portfólio de mais de 5 mil exames.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Condenado por estupro de vulnerável, jornalista de Palmas é preso no Pará

20 de agosto de 2026 - 23:19

MPTO entra com ação na Justiça para obrigar prefeitura de Alvorada a combater poluição sonora

20 de agosto de 2026 - 21:56

Dorinha inaugura comitê em Palmas e garante: “Vamos cuidar desse Estado inteiro”

20 de agosto de 2026 - 13:38

Seguidores de Vicentinho no Instagram supera o dos concorrentes ao governo

20 de agosto de 2026 - 10:52

Grupo é alvo de operação por fornecer armas a facções e lavar R$ 4 milhões com empresas de fachada

20 de agosto de 2026 - 08:44

Contradição na disputa pelo Palácio Araguaia: Ataides satiriza Vicentinho Júnior sobre formação acadêmica negada no debate

19 de agosto de 2026 - 22:31
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.