Falta de dinheiro nos caixas eletrônicos de autoatendimento levou o Procon Tocantins a autuar uma agência do Banco do Brasil, no município de Gurupi/TO, na manhã desta segunda-feira, 07. A negligência da instituição financeira foi constatada após o órgão receber várias denúncias por parte dos consumidores em rede social do Portal Atitude. A agência tem 10 dias para apresentar defesa.
por Redação
De acordo com a fiscalização do núcleo regional de Gurupi, o problema iniciou no sábado quando só havia um caixa em funcionamento, no domingo todos os caixas estavam sem dinheiro e, nesta segunda o problema permaneceu formando longas filas e trazendo transtorno para os consumidores.
De acordo com o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, a autuação aconteceu devido o desrespeito com os consumidores. “Isso é grave, porque que os servidores receberam recentemente e, juntamente, com o pagamento o cidadão tem uma série de compromissos para quitar, utilizando os terminais, considerando também que nem todas as pessoas fazem suas transações por aplicativos”, lamentou.
Segundo o gerente de fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, o órgão de defesa do consumidor autuou a instituição financeira para atender as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que é fazer valer todos os seus direitos. “Caso o problema persista a agência poderá ser notificada mais uma vez e ficando sujeita a instauração de processo administrativo e passível de ser multada.
As reclamações que levaram o Procon a fiscalizar o Banco do Brasil iniciaram nas redes sociais do Portal Atitude. Conforme os leitores o problema nos atendimentos da agência do Banco do Brasil acontece em toda região, como Peixe e Formoso do Araguaia. “Aqui em Formoso do Araguaia já têm qse 4 anos que sofremos essa humilhação. O Banco do Brasil não têm dinheiro só coloca nos caixas eletrônicos os poucos depósitos que aparecem, e isso depois de o CDL local insistir muito, pq nem isso eles queriam fazer” comentou a leitora Sonia Ruberson Santos .
Denúncias
Ao constatar qualquer irregularidade, o consumidor poderá formalizar as denúncias por meio do Disque Procon 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840 e também com os núcleos nos endereços disponíveis no link. O Procon Tocantins explica ainda que é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.