A médica plantonista da neurocirurgia do Hospital Regional de Gurupi, Drª Mônica, falou ao Portal Atitude sobre os procedimentos que a criança José Henrique Vieira dos Santos, 09 anos, terá que passar nas próximas horas em Palmas.
por Wesley Silas
Por volta da 11h deste sábado José Henrique Vieira dos Santos foi encaminhado para o Hospital Geral de Palmas onde será submetido a três exames.
“Na quinta-feira pela manhã na hora que eu o examinei ele estava com o cérebro sem resposta, mas como a gente tinha que corrigir algumas coisas para observar se ele daria resposta, nós fizemos as correções para reavaliar e ver se o cérebro respondia. Ele tem critério clínicos para morte encefálica e os exames que confirma isso hoje em dia, dois médicos fazem esta avaliação sendo neurologista e outro de qualquer especialidade e confirma com os exames complementares doppler transcraniano, arteriografia cerebral ou eletroencefalograma. Se os três exames confirmarem que não tem atividade nenhuma no cérebro, se confirma a morte encefálica, que é a mesma coisa do que dizer que está assinando o atestado de óbito”, disse a médica.
De acordo com a médica, a criança tem dois orifícios de entrada por ferimento de arma de fogo do lado dominante do cérebro
“O cérebro da gente é muito mole. Eu até expliquei para a família que funciona como se você pegasse uma gelatina o colocasse no liquidificador que balança tudo. Então, a gravidade da lesão que cursou neste prognóstico horroroso e pelo que eu entendo de medicina vão confirmar a morte encefálica porque não tem mais nada para fazer”, concluiu a médica.
José Henrique Vieira dos Santos foi baleado na cabeça na última quarta-feira, 28, quando saia da escola no Setor Parque das Acácias e retornava para sua residência no setor Campo Bello. A qualquer momento a Polícia deverá anunciar como aconteceu o caso e os motivos.