José Henrique Vieira dos Santos, 09 anos, encontra-se internado na UTI do Hospital Regional de Gurupi desde a última quarta-feira, 28, após ser baleado na cabeça, provavelmente de uma bala perdida, quando saia da escola no setor Parque das Acácias quando retornava para sua residência no setor Campo Bello.
por Wesley Silas
De acordo com Kênia Soares, tia da criança, por volta das 14h desta sexta-feira, 30, ela esteve na UTI com a criança e o médico da unidade afirmou que o estado de saúde de José Henrique era estável, mas sem nenhuma reação e ao mesmo disse que o estado de saúde era gravíssimo, devido o cérebro não responder.
“Ele disse que o coração, respiração e pressão estava normal, mas que o cérebro dele não estava dando nenhuma resposta. A gente queria tirar ele daqui porque não pode fazer mais nada. Eles dizem que não pode tirar porque não tem vaga na UTI do hospital de Palmas”, disse Kênia.
Desde a última quinta-feira, 29, os familiares tentam transferir a criança para o Hospital Geral de Palmas e, apesar de ter conseguido uma UTI aérea, não conseguiu vaga na UTI da unidade hospitalar de Palmas.
De acordo com a Kênia Soares por volta das 18h uma neurologista esteve com familiares de José Henrique para comunicar que ele teve morte cerebral.
“A Drª Mônica (neurologista) saiu e disse para gente que o diretor do hospital tinha ligado pedindo para ela fazer um laudo dizendo que o caso dele não era para tirar de Gurupi porque do jeito que ele estar ele irá a Palmas só para fazer o exame para constatar o que o cérebro dele parou”, disse Kênia.
O reportagem do Portal Atitude tentou algumas vezes ouvir a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre o caso, mas não respondeu.