O Governo do Tocantins divulgou nesta sexta-feira (07) uma nota sobre o cumprimento de mandado de Busca e Apreensão feito pela Polícia Civil na Secretaria-geral de Governo. A operação foi iniciada pela Delegacia de Investigação Criminal (Deic) de Araguaína para investigar casos de funcionários fantasmas no governo do estado. Confira também na reportagem, as entrevistas do delegado José Anchieta, responsável pelo caso, e do delegado Rossílio Sousa, Diretor Geral da Polícia Civil.
Da Redação
A nota afirma que “Desde que assumiu o Executivo para um mandado tampão, a atual gestão instituiu um grupo de trabalho que está levantando toda a estrutura operacional e de servidores das diversas pastas do Governo, visando uma diminuição da máquina pública”, destaca.
A operação da PC foi iniciada pela Delegacia de Investigação Criminal (Deic) de Araguaína para investigar casos de funcionários fantasmas no governo do estado. Os mandados estão sendo cumpridos na Secretaria-Geral de Governo. No caso de duas servidoras investigadas, os prejuízos aos cofres públicos seriam de R$ 310 mil.http://www.atitudeto.com.br/pc-cumpre-mandados-no-palacio-araguaia-em-operacao-contra-servidores-fantasmas/
A Polícia Civil informou que encontrou indícios de que a Secretaria-Geral de Governo do Tocantins tem cerca de 300 funcionários fantasmas. O órgão fica dentro do Palácio Araguaia e serviria para cuidar da parte administrativa do gabinete do governador, da Praça dos Girassóis e de escritórios de representação do governo.
Veja a Nota do governo do estado
O Governo do Tocantins, acerca do cumprimento de mandado de Busca e Apreensão, na manhã desta sexta-feira, 07, pela Polícia Civil na Secretaria-geral de Governo, esclarece que:
Desde que assumiu o Executivo para um mandado tampão, a atual gestão instituiu um grupo de trabalho que está levantando toda a estrutura operacional e de servidores das diversas pastas do Governo, visando uma diminuição da máquina pública. Essa reestruturação já vem identificando e levantando informações sobre servidores que se encontram em situação de ausência no trabalho. Fruto da reestruturação, no caso da Secretaria de Governo, importante salientar que, ao assumir a gestão, a Secretaria contava com 1.020 servidores, atualmente 623 integram o quadro da Pasta.
O Governo ressalta que a operação da Polícia Civil colabora com o levantamento que vem sendo realizado pela gestão. Por ter a capacidade de investigação policial, o trabalho da Polícia acrescenta muitas informações ao que já vem sendo feito pelo Governo, no sentido de apontar esses servidores e tão logo termine o período de vedação da Lei Eleitoral serão instaurados os devidos procedimentos administrativos contra os servidores identificados.
O Governo do Tocantins reitera que colabora com as investigações e que qualquer servidor encontrado em desacordo com a lei responderá ao devido processo.
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo do Tocantins