O método, que tem como base a Aprendizagem Baseada em Problemas vem sendo utilizado nas melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo.
Por: Philipe Ramos
Alunos do curso de medicina do Centro Universitário UnirG estão tendo aulas a partir do conceito de metodologias ativas. A iniciativa faz parte de uma série de inovações educacionais que estão sendo implantadas visando melhorar a qualidade do ensino no curso de medicina.
O método, que tem como base a Aprendizagem Baseada em Problemas vem sendo utilizado nas melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo. O principal benefício é um aumento significativo de assimilação do conhecimento por parte dos estudantes. “No método tradicional o professor explica e os alunos recebem a informação e tentam a memorização. Nas metodologias ativas são utilizados disparadores capazes de promover não só a memorização, como também a aplicabilidade dos conteúdos estudados tendo em vista que no decorrer do processo são utilizados ambientes simulados”, destacou Gustavo von Glehm coordenador do curso de medicina
Para a professora Lorena Gonçalves, responsável pela implantação das metodologias ativas no curso, esse método irá refletir diretamente na formação de alunos mais críticos, com argumentos fundamentados e posições diferenciadas na busca de soluções de problemas e tomadas de decisões.
“É uma recomendação do conselho estadual de educação e um caminho que vem sendo aplicado com sucesso na formação de novos profissionais na área médica e isso irá despertar não só profissionais mais capazes em lidar com situações adversas, como também médicos com perfil de gestão e trabalho em equipe, além de médicos mais humanistas”, explicou a professora que também facilitadora na pós-graduação do Hospital Sírio Libanês em Gurupi e utiliza as metodologias ativas em todo país.
Vale destacar, que a adoção das metodologias ativas de ensino no curso de medicina acontecerá de forma gradativa. A instituição já elaborou um projeto e está investindo em equipamentos para implantação de um laboratório de práticas e ambiente simulado, onde os alunos terão oportunidade de realizar procedimentos com atores simulando um ambiente de consultório médico.