A chegada de um avião do Polícia Federal no aeroporto de Palmas causou frisson em muitas pessoas devido imagens espalhadas nas redes sociais. Na manhã desta segunda-feira, 03, o caso veio à tona após a condução coercitiva do deputado estadual Zé Roberto (PT) à sede da Polícia Federal em Palmas.
A condução de deputado faz parte da Operação Rota 26 da Polícia Federal que investiga desvio de recursos público que deveriam ser destinados a assentamentos na manutenção e construção de estradas vicinais.
Estão sendo cumpridos 18 mandados de condução coercitiva em Palmas, Araguaína, Miranorte, Paraíso do Tocantins e Araguatins. Também há 21 mandados de busca e apreensão e tem como alvo o prédio da sede da Superintendência Regional do INCRA no Estado do Tocantins.
Conforme apurou o G1/Tocantins, “as investigações apontaram deficiência na elaboração dos projetos de engenharia, sobreposição de projetos para um mesmo trecho, serviços não executados, mas que foram pagos pagos e obras executadas fora da área dos assentamentos, dentre outras irregularidades que resultaram em um prejuízo de cerca de R$ 1,4 milhão de reais, de cerca de R$ 4,2 milhões”.
Ainda conforme o site, “outro alvo da PF é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, onde agentes cumpriram mandados de busca e apreensão. A operação teria relação com assentamentos”.