Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Diretor geral do Hospital Regional de Gurupi pode ser exonerado em razão do acúmulo ilegal de cargos públicos
Estado

Diretor geral do Hospital Regional de Gurupi pode ser exonerado em razão do acúmulo ilegal de cargos públicos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins27 de abril de 2017 - 01:512 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu, nesta quarta-feira, 26, recomendação ao secretário estadual da Saúde, Marcos Esner Musafir, orientando que proceda à exoneração do diretor geral do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Ronaldo Messias Lopes, em razão de o mesmo acumular dois cargos públicos indevidamente.

Além de diretor da unidade hospitalar, Ronaldo Messias é servidor contratado pelo município de Gurupi, ocupando o cargo de médico. Neste segundo vínculo empregatício, ele conta com carga horária semanal de trabalho de 20 horas.

A recomendação aponta que Ronaldo Messias Lopes deve ser exonerado no prazo de cinco dias, caso não apresente, nesse intervalo de tempo, comprovação da extinção dos vínculos trabalhistas incompatíveis com a função de diretor geral.

O acúmulo das funções contraria a Lei Federal nº 8.080/90, a qual estabelece que os cargos de chefia, direção e assessoramento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) têm que ser exercidos em regime de dedicação integral. Autor da recomendação, o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes acrescenta que o acúmulo indevido de cargos também pode configurar ato de improbidade administrativa, além de comprometer a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelo diretor geral.

O médico Ronaldo Messias Lopes assumiu a direção geral em dezembro de 2016
O médico Ronaldo Messias Lopes assumiu a direção geral em dezembro de 2016

Ronaldo Messias foi designado para a chefia do Hospital Regional de Gurupi em 1º de dezembro de 2016. Embora o cargo seja de dedicação exclusiva, no mês seguinte, em 2 de janeiro de 2017, ele foi nomeado médico da rede municipal, passando a acumular os dois vínculos empregatícios.

A recomendação da Promotoria de Justiça aponta que o secretário estadual da Saúde deve informar, no prazo de 10 dias, contados a partir do recebimento do documento, as providências adotadas, comprovadas documentalmente.

O Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes frisa que o não acolhimento dos termos da recomendação pode implicar na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais por parte do Ministério Público Estadual, inclusive o ajuizamento de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o titular da secretaria

Hospital Regional de Gurupi Ronaldo Messias Lopes
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.