Projeto realizado junto as unidades de ensino fundamental das redes municipais e estaduais de educação, realizou a entrega de kits e dá início ao concurso Arte com Energia
Após a entrega de mais de oito mil kits escolares em 36 escolas nos estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, o EDP nas Escolas segue com as ações do projeto, com destaque para o Arte com Energia, concurso que a partir da expressão artística escultura estimula os alunos a criarmascotes/bonecos com materiais recicláveis.
O projeto é coordenado pelo Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP – empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções em energia. O EDP nas Escolas foi iniciado em março com a entrega de kits escolares aos alunos. Eles receberam kits com mochila, cadernos, lápis, apontador, canetas, cola, entre outros materiais, e as entregas contaram com a participação dos pais e de representantes das prefeituras das cidades, da Secretaria de Educação, da EDP e do Instituto EDP.
“O EDP nas Escolas contribui para a melhoria do aprendizado de estudantes do ensino fundamental por meio do fortalecimento pedagógico e da interação entre unidades de ensino e a comunidade”, destaca Luis Carlos Gouveia, diretor do InstitutoEDP. Por meio de diversas atividades, segue incentivando, capacitando e premiando o potencial criativo dos alunos do 1º ao 9º ano, nos estados onde há atuação da EDP.
Atividades em andamento
Segurança com Energia Elétrica: A vida sempre em primeiro lugar é o tema de inspiração para o Concurso Arte com Energia. Os trabalhos devem ser desenvolvidos até junho. Entre julho e agosto acontecem as fases de avaliação e divulgação dos vencedores.
O tema também está presente na programação do Teatro nas Escolas, circuito de apresentações temáticas que faz parte do projeto. E, com foco nos educadores, oEDP nas Escolas promove entre os meses de abril e outubro, sessões de Capacitação para Professores, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos no ambiente escolar.
EDP nas Escolas
Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias municipais de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua, com iniciativas que visam o aumento da qualidade de vida estudantil de alunos de escolas públicas, utilizando ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.
O projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com investimentos em torno de R$ 5 milhões.
O EDP nas Escolas também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos, para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.