A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) encerrou as atividades do programa Educa Sanear em Sandolânia, sudoeste do Estado, com público de aproximadamente 500 pessoas em dois dias de evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores. Uma ampla programação foi oferecida à comunidade: caminhada ecológica, cinema, palestras, oficinas, distribuição de kits educativos e sorteio de brindes.
Uso, reuso e preservação da água foi o tema da palestrada ministrada pelas engenheiras ambientais da ATS, Stéfanny Assunção e Fernanda Rego.
“Trabalhamos sobre a conscientização e a importância da água, porque o intuito do projeto é justamente esse. Nossa missão é de conscientizar e sensibilizar para atos que já tenham costume de fazer, mas que às vezes acabam deixando por desejar. Foi muito interessante e bastante produtivo”, explicou a engenheira Fernanda Rego.

Um dos que assistiu a esta palestra, foi o coordenador da vigilância sanitária Valdean Rodrigues de Oliveira. “A mensagem que fica é a da reeducação. Inclusive, nessa semana, gastei muita água lavando meu veículo e eu aprendi vários métodos aqui. Como não devo fazer e o que devo fazer para economizar água. Foi de suma importância esse aprendizado”, avaliou.
Elen Morais, estudante do 1º ano do ensino médio, também participou das palestras ministradas durante o Educa Sanear em seu município. “Foi muito interativo. Aprendi muita coisa sobre como cuidar da água do jeito certo, do meio ambiente e o cuidado para evitar queimadas”, destacou.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é um dos parceiros da ATS. Servidora do órgão, a educadora ambiental Nelma Souza ministrou palestras e oficinas à comunidade. “É um trabalho assim diferenciado dos demais que a gente fez. Porque além de envolver toda a comunidade, a receptividade foi ímpar. Está de parabéns a comunidade quanto a receber trabalhos de cunho social desta forma”, pontuou a pedagoga.
Eder Fernandes, presidente da ATS, participou de toda a programação. Realizou plantio de mudas de plantas nativas do cerrado, fez a limpeza do auditório entre as sessões de cinema e palestras, entregou premiação as crianças vencedoras do concurso de redação e das gincanas educativas. “A primeira etapa foi sucesso total. Saímos muito satisfeitos do resultado que tivemos em Sandolândia. Espero que tenhamos esse mesmo resultado nas outras 14 etapas”, comemorou.

Parcerias
Realizado a partir de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foram parceiros do programa nesta edição: Secretaria de Saúde (Sesau), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Ruraltins, Secretaria da Comunicação Social (Secom), Prefeitura Municipal de Sandolândia, Câmara de Vereadores Municipal, Escola Municipal Cantinho do Saber, Escola Estadual Nossa Senhora e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Aurora do Tocantins, na região sudeste, será a próxima cidade a receber o Educa Sanear nos dias 25, 26 e 27 de abril.