Carlesse é o primeiro representante de Gurupi, eleito pelo voto popular, no Palácio do Araguaia. Ele assume um mandato-tampão até 31 de dezembro. Seu nome já é colocado com grande força para as eleições de outubro, mas ele prefere cautela.
Por: Redação
Com 100% das urnas apuradas, Mauro Carlesse (PHS) está eleito Governador do Tocantins. O candidato conseguiu uma expressiva votação, neste que é o segundo turno das eleições suplementares. Ele alcançou 75,14% dos votos válidos contra 24,86% do Senador Vicentinho Alves (PR).
Carlesse é o primeiro representante de Gurupi, eleito pelo voto popular, no Palácio do Araguaia. Ele assume um mandato-tampão até 31 de dezembro. Seu nome já é colocado com grande força para as eleições de outubro, mas o governador eleito prefere cautela.
“Isso é outra situação. Estamos trabalhando em vários projetos para agora. Vamos decidir (sobre a reeleição) mais pra frente”, disse o Governador em coletiva de imprensa em Gurupi, onde acompanhou a apuração.
Mesmo sendo eleito para um período pequeno, ele afirma que quer destravar o andamento de obras importantes. “Queremos voltar à normalidade. Muitos projetos foram bloqueados por causa do período eleitoral e que o Tocantins precisa. Precisamos da ponte de Porto, o Hospital de Gurupi, Araguaína. Temos muita obra para fazer. A gente espera desbloquear e executar essas obras que o povo precisa”, explicou o Governador.
Vicentinho reconheceu a derrota. “Eu tenho que admitir o resultado das urnas. Eu sou um democrata”, disse.
A posse deve acontecer até 9 de julho. Mauro Carlesse, já era o Governador interino, após o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e a vice dele, Cláudia Lelis (PV) serem cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral, que ordenou a realização das eleições suplementares.
Miranda e Cláudia foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014. Carlesse assumiu interinamente por ser o Presidente da Assembleia Legislativa.
Dever de casa
Para quem diz que “santo de casa não faz milagre”, Carlesse mostrou que o ditado popular não vale para ele, pelo menos neste pleito. Em Gurupi o novo Governador conseguiu a incrível marca de 92,37% com 27.561 votos. Vicentinho, mesmo com apoio da deputada “da casa” Josi Nunes, conseguiu 2.269 votos, o que deu apenas 7,63% dos votos válidos. 34,99% dos eleitores não foram às urnas. Foram 5739 votos nulos e 861 votos brancos.
Mas em Porto Nacional, a história foi diferente. Vicentinho perdeu em sua casa. Ele conseguiu 5956 votos (29,03%). Já Carlesse faturou incríveis 14.560 votos (70,97%). Uma derrota gigantesca para o Senador na cidade onde já foi Prefeito.
O “não voto”
Destaque em mídia nacional no primeiro turno, os votos brancos, nulos e abstenções bateram recorde novamente no segundo turno.
51,83% dos eleitores não votaram em nenhum dos candidatos. O percentual representa 527.868 eleitores, superou a marca dos votos de Vicentinho e Carlesse, que juntos somaram 490.461.