Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»No Tocantins, IBGE fará estudo sobre infraestrutura nos municípios visando o censo 2022
Estado

No Tocantins, IBGE fará estudo sobre infraestrutura nos municípios visando o censo 2022

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de junho de 2022 - 17:372 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Teve início nesta segunda-feira (20) a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento faz parte da preparação para o Censo Demográfico 2022 e serve para verifica a situação da infraestrutura das cidades.

da redação

Segundo o IBGE, neste momento não haverá entrevistas com a população. Os funcionários do instituto vão percorrer os setores censitários avaliando as atualizações no mapa dos setores, fazendo a identificação de avenidas e ruas. Os trabalhos seguem até 12 de junho.

“A Pesquisa do Entorno é o marco oficial do início da operação do Censo Demográfico 2022, que entra em campo em 1º de agosto. Ainda não é o recenseador passando de porta em porta, realizando as entrevistas, mas é a primeira operação pública de coleta de informações do Censo”, explica Cláudio Stenner, diretor de geociências do IBGE.

O levantamento vai ser realizado nos 139 municípios do Tocantins, sendo 2.483 setores censitários divididos entre 200 supervisores. A pesquisa é feita somente pela observação dos quesitos nas áreas públicas dos setores censitários.

Os novos quesitos da pesquisa, em relação àquela feita no Censo 2010, são: ponto de ônibus/van e via sinalizada para bicicletas. Estes tópicos estão relacionados à mobilidade urbana e à acessibilidade.

Os dados servirão para subsidiar políticas públicas nas três esferas de governo, envolvendo as áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública e meio ambiente.

Os agentes censitários também devem apurar características significativas para o trabalho dos recenseadores, como por exemplo: novos logradouros, novos edifícios, melhor forma de acesso ao setor.

Pela primeira vez a Pesquisa do Entorno também vai abranger todos os aglomerados subnormais localizados nas áreas urbanas, independentemente de terem arruamento regular ou não. Ou seja, vai percorrer áreas de favelas, invasões, vilas e loteamentos irregulares na área urbana.

No último Censo, em 2010, entraram na pesquisa apenas os aglomerados que possuíam arruamento regular.

censo 2022 IBGE Infraestrutura tocantins
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Chapa 2 – “Compromisso com quem faz o Tocantins acontecer” comemora vitória nas eleições do SISEPE/TO

6 de março de 2026 - 19:00

Concurso da Educação chegará a aproximadamente 5 mil professores convocados após 9ª chamada e anúncio do edital de redistribuição

6 de março de 2026 - 18:28

Farm Day Fazendão reúne produtores e empresas em três dias de imersão no agronegócio no sul do Estado

5 de março de 2026 - 22:14

ARTIGO/OPINIÃO: MARCELLO DE LIMA LELIS/ No Tocantins, o maior desafio ambiental hoje é o fogo

4 de março de 2026 - 17:27
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.