Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Redes de pesca são apreendidas no Parque Estadual do Cantão
Estado

Redes de pesca são apreendidas no Parque Estadual do Cantão

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins3 de janeiro de 2023 - 14:083 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

Durante as ações coordenadas, foram percorridos lagos, rios, afluentes e afins no interior do PEC, que é a região de um dos principais berçários da fauna aquática da bacia do rio Araguaia, resultando na apreensão de 1,4 mil metros de redes de emalhar.

Além das apreensões, as equipes também realizaram trabalhos de educação ambiental, para que os ribeirinhos e os frequentadores sejam sensibilizados sobre a importância do defeso e da preservação do meio ambiente por meio do consumo e da pesca consciente e regulamentada.

Para o gerente de Fiscalização Ambiental, Cândido José Neto, “ações como esta são de suma importância para a preservação e a conservação das espécies do nosso bioma, por esta razão as equipes se manterão a executar as ações em prol do meio ambiente”. Ele lembra que a piracema segue até 28 de fevereiro.

Piracema

Também chamado de período de defeso, a piracema é quando os peixes sobem as correntezas para a desova e por isso a pesca fica proibida em todos os cursos d’água no Estado do Tocantins para que não haja intervenção negativa no equilíbrio biológico e na formação de novos estoques.

O período da piracema foi definido por meio da Portaria n° 152, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e na temporada 2022/2023 teve seu inicio no dia 1° de novembro de 2022 e se estendendo até o dia 28 de fevereiro de 2023. Vale ressaltar que esse período pode ser alterado pelo órgão caso se verificar, por quaisquer motivos, que o fenômeno migratório ligado ao período de desova e de reprodução das espécies foi alterado no âmbito dos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existente no Tocantins.

Durante quatro meses, fica proibida a pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existente no Tocantins, bem como campeonatos ou torneios de pesca.

É permitida a pesca amadora esportiva, na modalidade pesque e solte, com a utilização de anzol sem fisga, desde que o praticante porte carteira de pesca amadora emitida por órgão competente, e a pesca de subsistência, praticada por pescador artesanal ou população ribeirinha, com finalidade de consumo doméstico ou escambo sem fins lucrativos, desembarcado ou em barco a remo, utilizando exclusivamente apetrechos do tipo caniço simples, linha de mão e anzol, sendo vedada a comercialização e o transporte do pescado.

O desrespeito ao período da piracema está sujeito a punições previstas em lei, com detenção que pode chegar a três anos e multa de até R$ 100 mil.

O Naturatins disponibiliza o canal Linha Verde para denúncia de crime ambiental, com atendimento de segunda a sexta-feira, durante expediente do serviço público estadual do Tocantins, por meio do telefone Linha Verde 0800 063 11 55, de mensagem pelo Verde WhatsApp (63) 99106-7787, e via internet, no Portal de Serviços do site do Instituto (www.naturatins.to.gov.br).

Destaque Pesca Piracema
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Chapa 2 – “Compromisso com quem faz o Tocantins acontecer” comemora vitória nas eleições do SISEPE/TO

6 de março de 2026 - 19:00

Concurso da Educação chegará a aproximadamente 5 mil professores convocados após 9ª chamada e anúncio do edital de redistribuição

6 de março de 2026 - 18:28

ARTIGO/OPINIÃO: MARCELLO DE LIMA LELIS/ No Tocantins, o maior desafio ambiental hoje é o fogo

4 de março de 2026 - 17:27

Governo do Tocantins determina levantamento habitacional após rompimento de barragem em Santa Rosa

3 de março de 2026 - 20:30

Em busca de fortalecer parcerias federais, Governo do Tocantins apresenta projetos no Ministério do Turismo

3 de março de 2026 - 20:04
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.