Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 28 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Tainá Marrirú é a primeira mulher indígena do Tocantins a disputar o Miss Brasil Mundo
Estado

Tainá Marrirú é a primeira mulher indígena do Tocantins a disputar o Miss Brasil Mundo

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins27 de janeiro de 2026 - 10:002 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
Indígena é natural da Aldeia Santa Isabel do Morro, localizada na Ilha do Bananal / Foto: Divulgação | RR Photos

da redação

O Tocantins escreve um novo capítulo na história dos concursos de beleza e no fortalecimento da identidade indígena. Tainá Marrirú, pertencente ao povo Iny Karajá, quebrou barreiras ao ser confirmada como a representante do estado no Miss Brasil Mundo. O feito é inédito: Tainá é a primeira mulher oriunda de um povo originário tocantinense a alcançar o palco da principal etapa nacional do concurso.

Nascida na Aldeia Santa Isabel do Morro, situada na Ilha do Bananal, Tainá carrega consigo a herança ancestral de um dos povos mais tradicionais da região de Lagoa da Confusão. No entanto, sua trajetória vai muito além da estética. Aos 25 anos, a Miss Tocantins utiliza a visibilidade da faixa para dar voz às causas que defende desde a juventude: a educação, o esporte e a ciência.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tainá Marrirú consolidou-se como uma intelectual e pesquisadora respeitada. Atualmente, colabora com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde desenvolveu um trabalho de impacto vital para as comunidades do Araguaia.

No Miss Brasil Mundo, ela se apresenta não apenas como uma competidora, mas como uma embaixadora da cultura Iny Karajá e uma defensora da vida.

O concurso nacional será a plataforma onde o Brasil conhecerá a força da mulher indígena do Tocantins, unindo a tradição milenar da Ilha do Bananal com o rigor acadêmico da ciência brasileira.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governo do Tocantins adota medidas de contenção de gastos e restringe novas contratações

26 de agosto de 2026 - 22:59

Contas de energia terão redução no Tocantins após decisão da Aneel

26 de agosto de 2026 - 09:38
“Recebo esse resultado com gratidão. Saber que 83% dos tocantinenses aprovam o nosso governo mostra que estamos no caminho certo. Isso nos dá ainda mais responsabilidade para continuar trabalhando, entregando obras, fortalecendo os municípios e melhorando os serviços públicos. Vamos seguir até o fim fazendo uma gestão presente e voltada para as pessoas”, afirmou. Presidente estadual do Republicanos, Wanderlei Barbosa

Republicanos comemora aprovação de 83% do governo Wanderlei Barbosa apontada em pesquisa Quaest

26 de agosto de 2026 - 06:52

CRMV-TO reforça cuidados após caso de raiva animal em Palmas

25 de agosto de 2026 - 06:58

Morre jovem advogado e jornalista Landri Alves Carvalho Neto, em Palmas

23 de agosto de 2026 - 11:19

Tocantins abre licitação de R$ 345 milhões para recuperação de rodovias

21 de agosto de 2026 - 16:02
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.