A falta de atendimentos em especialidades médicas, exames laboratoriais e sem opção de urgência e emergência em hospitais particulares são somas de reclamações de os usuários do Plansaúde que estão organizando uma manifestação nesta segunda feira, 18, às 08:30h em frente ao É PRA JÁ de Gurupi. “Estão descontando do nosso salário a mensalidade e a gente não tem atendimento adequado”, reclama o professor e Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária Hugo Fernando Pereira de Souza. Os organizadores reclamam também da falta de ação do Ministério Público.
por Wesley Silas
São vários relatos que retratam a ineficiência do Plansaúde que deste setembro de 2018 passou a ser operacionalizado pela empresa Infoway, após a Unimed Centro-Oeste e Tocantins ter deixado de operar o Plansaúde.
“Minha mãe precisa fazer uma cirurgia de olhos e foi encaminhada para fazer em Palmas, sendo que tem oftalmologista que faz na cidade, como o Dr. Fernando. Porém, o usuário terá que ter mais gastos para fazer a cirurgia tendo que se deslocar para a Capital. Será que todos os servidores e aposentados tem condição de viajar para Palmas? Claro que não!”, relata a servidora pública Lucileia Barbosa Nascimento.
O professor e Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária, Hugo Fernando Pereira de Souza, considerado um dos organizadores do movimento, afirmou ao Portal Atitude que a manifestação acontecerá devido a falta de atendimento do Plansaúde na região sul do Estado, em especial, Gurupi. Ele relata que todos os hospitais particulares atendiam o plano, mas desde 2016 começaram a deixar de fazer atendimentos.
“Nós tínhamos grandes especialistas como neurologistas, cardiologistas, otorrino, dermatologista e todas as especialidades que existiam em Gurupi tinha mais de dois médicos que atendiam pelo Plansaúde. No entanto, de dois anos para cá o Estado tem deixado de repassar os pagamentos para os médicos, clínicas e hospitais e foi diminuindo bastante e chegou a tal ponto depois que mudou a operadora para a Inforway, nenhum hospital atende em urgência e emergência”, disse Hugo Fernando.
Ele relata que o Governo do Estado tem alegado que existe atendimento no hospital São Francisco, enquanto na realidade não atende urgência e nem emergência.
“No hospital São Francisco tem apenas dois ou três médicos que estão atendendo pelo Plansaúde, mas só fazem dois atendimentos pela manhã e outros dois pela tarde. O ginecologista do Santa Catarina só faz um atendimento pela manhã e outro a tarde pelo Plansaúde e só”, disse.
A falta de atendimento obriga os usuários se deslocarem até as cidades de Palmas, Araguaína ou Goiânia (GO).
“Então, esta nova administradora ficou mais complicado para fazer os exames rápidos e está mais difícil, mais burocrático enquanto nós temos as mensalidades descontadas em nossos pagamentos e a gente não tem recebido atendimento aqui na nossa região e se quisermos temos que ir para Palmas, Araguaína ou para o Hospital Amparo em Goiânia que é credenciado, mais não é todos tratamentos que eles estão fazendo pelo plano e aqui estamos totalmente desassistidos”, disse.
“Quando a gente não tem condições de ir para Palmas, como é que fazemos? A nossa insatisfação é esta e já tem abaixo assinado no Ministério Público feito desde o ano passado e o Ministério Público não deu nenhum parecer para nós porque descontam e não repassam para os médicos e está complicado e cada dia pior”, cobrou o representante dos usuários do Plansaúde em Gurupi.
A reportagem do Portal Atitude tentou desde sábado um posicionamento do Governo do `Tocantins, mas até o fechamento da matéria no início da tarde deste domingo não teve respostas. Vale lembrar que durante uma coletiva à imprensa no dia 31 de agosto, o então subsecretário da Administração Edson Cabral, garantiu que a mudança na operadora de saúde Unimed Centro-Oeste e Tocantins para a INFOWAY, iria melhorar a prestação de serviço do Plansaúde.
“O objetivo é alcançar uma meta de aumentar a rede de credenciados, melhorar a relação com os prestadores de serviços para que possamos ter um serviços para atividade fim do Plansaúde que é atender bem com qualidade e com segurança com toda garantia para que os benefícios que ele tem na área de saúde permaneça com perspectiva de melhoras”, disse Cabral na entrevista.
Confira abaixo a íntegra do depoimento do servidor público Hugo Fernando Pereira de Souza: