Os visitantes podem degustar pratos variados comercializados em 15 estandes.
Por Dandara Barbosa
Para aquecer o setor gastronômico de Dianópolis, a Prefeitura e o Sebrae Tocantins realizam, entre os dias 11 e 12 de dezembro, a Feira Gastronômica de Dianópolis. O evento tem como tema: “A Capital do Mundo e Seus Sabores”. Os visitantes podem degustar pratos variados comercializados em 15 estandes.
Segundo o prefeito, Gleibson Moreira, além de incentivar e valorizar a gastronomia local, objetivo do evento é fomentar a economia dos pequenos empreendimentos do nicho gastronômico da cidade, prejudicados durante a pandemia.
“Impossibilitado de realizar o segundo Festival Gastronômico de Dianópolis devido a pandemia, pensamos em dar continuidade em organizar algum evento do segmento gastronômico, por isso uma feira gastronômica, mas com todas as medidas de segurança contra disseminação da covid-19,” explica o prefeito.
Os chefs e sócios Guilherme Moraes e Guiberth Soares levam para a feira a proposta de comida saudável e saborosa. Eles adaptaram dois pratos do restaurante, o Sanduíche Sertanejo e a Quiche da Terra, para valorizar os sabores locais e os produtores rurais da região.
Guilherme Moraes conta que é a primeira vez que participa de festivais e a expectativa da Feira Gastronômica é mostrar o que Dianópolis tem de melhor no quesito culinário.
“Os empreendedores precisam dessa força que o Sebrae e a prefeitura oferecem para a realização desta feira”, acrescenta o chef.
De acordo com o técnico do Sebrae, Antônio Curcino, esta é uma oportunidade para que as empresas tenham mais visibilidade e que melhorem o faturamento. “Os consumidores podem experimentar pratos da culinária tocantinense especialmente pensados para o evento com preços especiais”, destaca o analista técnico do Sebrae Tocantins.
A Feira Gastronômica acontece, das 18 horas às 23 horas, na nova praça central da cidade, inaugurada pela Prefeitura no dia do evento.
Confira os pratos que estão nos estandes:
1- Sanduíche Sertanejo e Quiche da Terra;
2- Vatapá do Duro e Macarrão de Pote;
3- Crepe de Chambari e Pastel da Roça;
4- Pastel de Carne de Sol com Banana da Terra;
5- Sabor Oriental do Duro
6- Bolo de Arroz, Peta e Quebrador e Geladinho;
7- Mousses e Torta de Frango;
8- Caldo de chambaril e Mini Pizzas;
9- Pastel de Frango Catupiry e Palmito e Pastel de Carne de Sol com Pequi;
10- Brigadeiro de Castanha de Caju;
11- Hot Dog e Pastéis do Fafá;
12- Especial com Queijo da Terra. Palmito, Calabresa e Catupiry;
13- Shiro e Hambúrguer Artesanal;
14- Coxinha das Dianas – 4 sabores e Cachorro Quente Cremoso;
15- Bolo de Amor Perfeito
Capacitações de aperfeiçoamento dos pratos ofertados na Feira Gastronômica
As capacitações para os empresários participantes foram realizadas no dia 9 de dezembro, pela consultora em gastronomia, Ruth Almeida, que compartilhou várias dicas sobre seleção e preparação de alimentos, temperos regionais, reaproveitamento, culinária afetiva, identidade regional e gastronomia criativa.