A CRCC (China Railway Construction Coporation), considerada com uma das maiores empresas ferroviária do mundo quer liderar o consórcio para construir a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), ligando a Bahia ao Oceano Pacífico, via Campinorte (GO).
por Wesley Silas
Conforme matéria publicada no domingo, 26, no jornal Folha de São Paulo a intenção dos chineses é escoar soja, considerado o segundo produto que eles mais exportam do Brasil, atrás do minério, e também interesse geopolítico, pois querem criar alternativas ao canal do Panamá controlada pelos americanos. A ferrovia visa integrar a América do Sul para chegar até o Oceano Pacífico, no Porto de Ilo no Peru.
“O plano dos chineses inclui um braço da ferroviário, a partir da Ferrovia Norte-Sul, que seguirá de Campinorte (GO) até Lucas do Rio Verde (MT) e, de lá até Porto Velho (RO). Essa linha continuará rumo ao Peru até um porto no oceano Pacífico”, aponta o jornal.
Para os chineses, ligar ao Oceano Pacífico é decorrente a dificuldade dos grãos serem transportados ao porto de Itaqui, no Maranhão devido a problemas de passagem no trecho controlado pela mineradora Vale. A Folha cita que de janeiro a outubro, os chineses comparam US$ 19 bilhões em soja do Brasil, correspondente a 59% de todo o grão exportado pelos asiáticos. Importou ainda US$ 5 ,5 bilhões em petróleo do Brasil.
As negociações estão adiantadas e foi apresentado ao presidente Temer no mês de agosto e a expectativa é que a licitação ocorra no início de 2018, embora os chineses já manifestaram a intenção de realizar a obra por conta própria com autorização do governo