Música, ginga, luta, esporte. A Capoeira vai além das descrições e abrange uma cultura, um estilo de vida. Durante este final de semana, capoeiristas de todo o Brasil reúnem-se na Capital do Tocantins para a edição 2017 do Festival Palmas para a Capoeira. Durante três dias, serão realizados minicursos, palestras, oficinas e, claro muito jogo em rodas ao som do berimbau e dois pandeiros.
Nesta sexta-feira, 23, foi realizada a roda de abertura do maior evento de capoeira do Estado. Realizada na casa do mestre Buda, tradicional recanto da capoeiragem palmense. Já no sábado, a programação começa cedo para os mais de 100 capoeiristas participantes do evento.
A programação conta com aulas de alongamento com o mestre Squisito, fundador do grupo Terreiro Capoeira – organizador do Festival. Logo depois será realizada a corrida do capoeirista Mestre Pombo de Ouro – personalidade da Capoeira Regional que está completando 50 anos de ginga em 2017. Para finalizar a manhã, claro, uma boa roda de capoeira.
Mestre Deputado, de Goiânia, abre os trabalhos na parte da tarde com aula de técnicas e movimentos. Logo após, seguem aulas de outros mestres renomados da capoeira tocantinense e brasileira, como Mestre Itapoan – aluno de Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional , e Mestre Pombo de Ouro, com sua Papoeira recheada de casos e ensinamentos da arte de se manter gingando.
Finalizando o Palmas para a Capoeira, à noite de sábado foi reservada para a entrega de graduações aos capoeiristas. Este é o momento em que aqueles que se dedicaram aos treinamentos e às rodas conseguem mudar sua graduação e evoluir no universo da capoeira.
União entre luta, dança e cultura popular, o Festival Palmas para a Capoeira reúne capoeiristas iniciantes e consagrados mestres da arte marcial brasileira.
Serviço:
O que: Festival Palmas para a Capoeira
Quando: 23 e 24 de junho
Horário: Sábado o dia todo
Onde: Parque Cesamar (manhã), Parque do Idoso (tarde)