Representantes de Partidos da direita, esquerda e do centro direcionaram suas ações fazer contato com o povo nas feiras, bares e com lideranças em reunião isoladas como aconteceu num encontro em que o deputado estadual, Zé Roberto (PT) e o federal Célio Moura (PT) defenderam o nome do professor Sávio Barbalho como pré-candidato a prefeito de Gurupi.
por Wesley Silas
O primeiro ato aconteceu na sexta-feira, 26, na a culminância da campanha “Outubro Rosa”, organizada pelo secretário de Saúde e primeiro suplente de deputado, Gutierres Torquato (PSDB), que contou com uma ampla divulgação nas redes sociais, conforme mostrou este portal em uma matéria. Apesar do evento ser, estritamente, da saúde o evento chamou a atenção diante a grande número de pessoas que repetiu a presença no dia seguinte em uma outra ação defendida pelo grupo de Torquato, denominado “Sábado no Parque” onde os pais de famílias tiveram o direito, sem curto, a levar seus filhos para brincar de pula-pula, Ping pong, futebol, piscina de bolinha, touro mecânico, escorregadores infláveis, jogos de tabuleiro, pinturas faciais, pipoca, geladinho, algodão doce e muita brincadeira.
Encontro de lideranças do PT
Alguns deles, aconteceram sem consultar a base em defesa da construção de um nome, a exemplo da reunião dos líderes do PT, deputado federal, Célio Moura e do Estadual Zé Roberto, em defesa da candidatura do professor Sávio Barbalho.
“Momento importante, onde o companheiro Savio discutiu com o presidente estadual do PT, deputado estadual Zé Roberto, e com o deputado federal Celio Moura, a possibilidade de assumir uma pré-candidatura à Prefeitura da cidade. Savio é um advogado muito conceituado e respeitado na cidade, professor universitário com amplo envolvimento nos Movimentos Sociais de Gurupi e de todo o Estado. Trata-se de um forte nome para a disputa nas próximas eleições municipais. Ele foi candidato a deputado estadual em 1998, sendo o mais votado do PT”, disse o deputado Célio Moura em sua rede social.
Encontro de velhos amigos do PT
Ao portal Atitude, Sávio Barbalho defendeu que o encontro foi informal “de velhos amigos de caminhada” e não teve caráter deliberativo. Segundo ele, o encontro aconteceu na noite do sábado, 26, na Petiscaria em frente à Praça da Bíblia no setor Sol Nascente em Gurupi.
“Aproveitamos para reforçar a amizade e também nos atualizarmos sobre o contexto político Nacional aproveitando a presença do deputado federal Celio Moura que colocou dados a partir da sua atuação no Congresso Nacional. Ao mesmo tempo Deputado estadual José Roberto colocou dados sobre a realidade política estadual situação e, por fim, a gente trocou impressões sobre o cenário político local. Não havia um caráter deliberativo. Antes de tudo, um encontro de amigos onde tratamos de vários assuntos, entre eles o contexto político”, disse Sávio.
Kita defende repetição de dobradinha entre o PSB e PSDB
Outros vários outros atos chamaram a atenção neste final de semana em Gurupi. Entre eles, a presença de pré-candidatos em feiras dominicais, como o ex-vereador, o defensor público Kita Maciel (PSB) que aproveitou para fazer um corpo a corpo na feira da Rua 07. Em suas conversas Kita tem defendido a dobradinha entre o PSDB e PSB da eleições de 2018 nas eleições de 2020, com espaço aberto para as conversas uma possível candidatura do empresário Oswaldo Stival (PSDB) na cabeça de chapa e a indicação de Kita Maciel pelo PSB como pré-candidato a vice.
Trabalho assistencialista de Eduardo Fortes e reflexos em 2020
Assim como Gutierres Torquato, outro tucano e pré-candidato a prefeito que não tem descansado é o vereador Eduardo Fortes. Ele tem tido uma forte ação no assistencialismo, seja envolvendo campeonatos de futebol de várzea, doação de alimentos por meio de sopão e o projeto horta comunitária onde ele distribuiu verduras para entidades e associações de bairros. “As entidades da APAE, Lar Renascer, Paróquia São Judas Tadeu, Abrigo dos Idosos, representantes de bairros que distribuem para famílias carentes e famílias cadastradas que participam voluntariado na horta no manejo e plantações de mudas, e em contrapartida, recebem semanalmente as cestas de hortaliças”, disse Fortes que nesta segunda-feira, 28, com o olho no voto dos universitário distribuiu livros jurídicos da gráfica do Congresso Nacional repassados pelo senador Eduardo Gomes (MDB). “Entregamos Vade Mecum, Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal para aprimorar nos estudos de cada um deles”, disse Fortes em suas redes sociais.