Hexacampeão do Tocantins, o Camaleão do Sul, depois de ser campeão em 1996, 1997, 2010, 2011, 2012 e 2016, poderá ficar de fora das competições em 2019.
Por Régis Caio
Alegando problemas financeiros e pouco apoio para participar dos campeonatos deste ano, o Gurupi poderá não jogar as competições de 2019. Uma reunião programada para este final de semana poderá selar por uma vez o destino da equipe para este ano.
“É quase 99% que não participaremos, estivemos em reunião nesta semana com o prefeito para ajudar a pedir apoio de empresários, mas poucos estão com interesse de ajudar”, informou um membro da diretoria do Camaleão do Sul ao Portal Atitude.
Nos últimos anos o Gurupi recebia apoio da prefeitura para jogar os campeonatos, inclusive uma lei municipal foi aprovada na Câmara de Vereadores em 2016 para decretar este apoio financeiro ao time, porém o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, ajuizou uma ação cautelar com pedido de liminar, na qual requeria ao Poder Judiciário a suspensão imediata dos efeitos da lei, que autorizava o Prefeito Laurez Moreira a repassar R$ 400 mil dos cofres públicos ao Clube.
“Com esta ação do MP ficou difícil para o Gurupi se manter, agora tem que ter planejamento e pensar em alternativas, o Wilson Castilho, presidente do time, não dá conta de assumir sozinho essa situação. Creio que outros membros da diretoria e da cidade precisam ajudá-lo e agora perto do Estadual complica mais ainda, pois irá montar um time em cima da hora e passar vergonha”, disse o narrador esportivo Chiko Chokolate, que cobre o clube há anos.
O presidente do Gurupi, Wilson Castilho, disse que este mês foi o último prazo de inscrições para os interessados em concorrer a presidência do clube, com mandato de dois anos, mas ninguém se interessou. “Publicamos o edital da eleição de quem queria participar, e deixei claro que só iria continuar caso nenhuma chapa fosse registrada, mas ninguém manifestou interesse de assumir o clube. Vamos tentar reunir a diretoria para uma reunião nesta sexta e fazer uma eleição dos novos membros e definir a situação para que o Gurupi possa participar do campeonato no dia 30 de março”, destacou.
O presidente esclareceu ainda que apenas o Palmas se apresentou para as programações esportivas deste ano no Estado. Os demais clubes não apresentaram o elenco devido as dificuldades financeiras. Além do Campeonato Tocantinense, o Gurupi está no Campeonato Brasileiro da Série D, que começará em Maio.
De acordo com a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), em caso de desistência, o clube ficará impedido de disputar competições organizadas pela FTF por um período de 2 anos. Além disso, o time terá que pagar uma multa no valor de R$ 20 mil.