Fazer com que o ambiente do parto fique mais familiar é o objetivo das visitas guiadas que acontecem no Hospital Regional de Gurupi (HRG). A experiência durou dois dias para oito gestantes da cidade de Cariri, cidade localizada no sul do Estado. As gestantes conheceram de perto toda a estrutura da unidade e os procedimentos que serão tomados na hora do parto.
Leidiane de Souza, de 19 anos, foi uma das integrantes do grupo. Com sete meses de gravidez, ela disse que foi a primeira vez que participou de uma rotina como essa, de conhecer toda a do hospital. “O momento da gestação é muito especial, mas também de muita preocupação. Depois de conhecer toda estrutura do hospital e como realmente funciona, fiquei mais tranquila e encantada com tantos procedimentos e cuidados que são tomados com as gestantes”, disse Leidiane.
As grávidas conheceram os leitos, a obstetrícia, pré-parto, alojamento conjunto, que é o local onde as crianças ficam depois do parto, banco de leite e o centro obstétrico. “Além desses pontos, tivemos também momentos de bate papo, onde todas as dúvidas das mamães foram tiradas”, lembrou a coordenadora da Rede Cegonha do HRG, Jaciara Martins.
A visita guiada é uma estratégia da Rede Cegonha do hospital. Também são realizados atendimentos às gestantes de várias cidades da região sul do Estado, além dos trabalhos preventivos e educativos que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde.
Fonte: Clifton Morais