“Sabemos que quanto maior a fiscalização, menores os índices de acidentes, e nada mais oportuno que a Semana Nacional do Trânsito para reforçarmos as nossas ações”, frisou a governadora em exercício, Cláudia Lelis.
Jarbas Coutinho
Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, a governadora em exercício Cláudia Lelis entregou na tarde desta terça-feira, 19, duas viaturas e equipamentos ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os veículos serão utilizados nas ações de fiscalização do trânsito. Na oportunidade, Cláudia Lelis vistoriou as obras de reforma da sede do órgão, que visam proporcionar melhor atendimento e conforto aos servidores e aos usuários dos serviços do Detran.
Além das duas viaturas marca Mitsubishi, modelo modelo L 200 Triton GL, foram entregues ainda para a Gerência de Fiscalização 1.058 equipamentos, sendo: 9 super cones, 55 coletes reflexivos, 20 balizador, 300 fitas zebradas, 30 lanternas, 90 bastão, 163 capas de chuva, 124 Calças (nº 36, 38, 40, 42, 44), 122 Gandolas (blusão P, M, G e GG) e 145 porta talonário, que serão distribuídos às unidades do Detran no interior do Estado. Esses investimentos consumiram recursos na ordem de R$ 430.000,00, oriundos do Governo do Estado.
Cláudia Lelis ressaltou que os veículos e os equipamentos entregues ao Detran vêm ao encontro da política do Governo do Estado, de dotar o órgão de trânsito e seus profissionais das condições necessárias de trabalho, bem como fortalecer a fiscalização, humanizar o trânsito e preservar vidas.
“Sabemos que quanto maior a fiscalização, menores os índices de acidentes, e nada mais oportuno que a Semana Nacional do Trânsito para reforçarmos as nossas ações”, frisou a governadora. Quanto às obras da reforma da sede do Detran, Claudia Lelis lembrou que o prédio completou 15 anos de inauguração e nada mais justo que realizar melhorias. “Temos que dar maior comodidade e conforto, tanto aos profissionais que trabalham no local, quanto aos usuários, que são os contribuintes que procuram os nossos serviços”, destacou.
O presidente do órgão, Eudilon Donizete Pereira, explicou que a reforma vai permitir a humanização do ambiente de trabalho, tanto para os servidores quanto para os usuários, e as viaturas vão ampliar a possibilidade de fiscalização do trânsito, que é direcionado para evitar acidentes e salvar vidas. “Vamos melhor orientar o cidadão, para que ele evite cometer infrações e acidentes e, automaticamente, evitar mortes”, pontuou, lembrando que a Semana Nacional de Trânsito já é prevista no Código Brasileiro de Trânsito e visa alertar o condutor sobre a responsabilidade no trânsito.
Obras
As melhorias já iniciadas na sede do Detran vão alcançar os cinco blocos administrativos, lanchonete, sanitários externos masculino e feminino, garagem de veículos oficiais, prédio da vistoria, bloco do arquivo do órgão, bloco da subestação, duas guaritas, casa de bomba, depósito e a execução de calçamento externo.
Dentro do projeto foram feitas novas adaptações, como a construção de um acesso social ao prédio, troca de todo o cercamento por alambrado, arborização da área externa com a plantação de 250 mudas de plantas típicas do cerrado e frutíferas, marcação e sinalização vertical e horizontal do estacionamento, atualização do sistema de combate a incêndio e pânico, implantação de sistema de proteção de descargas atmosféricas (SPDA), criação de rede elétrica estabilizada, execução de iluminação externa da sede e do pátio, e ainda, implantação de um sistema de irrigação.
O evento contou com a presença do comandante geral da Polícia militar, coronel Glauber Oliveira Santos, e outros auxiliares do governo.