Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Governo do Tocantins anuncia criação do Fundo Penitenciário Estadual
Destaques

Governo do Tocantins anuncia criação do Fundo Penitenciário Estadual

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins23 de janeiro de 2017 - 21:154 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Governo do Tocantins criou o Fundo Penitenciário Estadual (Funpes), vinculado a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça, que tem por finalidade proporcionar recursos e meios para financiar, bem como apoiar as atividades e programas de modernização e aprimoramento do Sistema Penitenciário do Estado.


O Fundo foi criado através da Medida Provisória Nº 03 e foi publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins no dia 19 de janeiro de 2017, revogando a Lei 257, de 20 de fevereiro de 1991.

Receitas

Constituem fontes de receitas do Funpes os repasses do Fundo Penitenciário Nacional; dotações orçamentárias consignadas no Orçamento-Geral do Estado e créditos adicionais; produto da aplicação financeira dos recursos do Funpes; doações, contribuições em dinheiro, valores, bens móveis e imóveis, que venha a receber de organismos ou entidades nacionais, internacionais ou estrangeiras, bem como de pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras; créditos adicionais; produto das alienações de bens inservíveis.

Também fará parte da receita o resultado da venda de bens produzidos nas Unidades Penais do Estado do Tocantins; multas decorrentes de sentenças penais condenatórias com trânsito em julgado, aplicadas pelos órgãos judiciais do Estado, nos termos da legislação vigente; destinação do valor de fiança quebrada ou perdida; taxa cobrada pela contratação da mão-de-obra carcerária; recursos provenientes de convênios, contratos ou acordos firmados com entidades públicas ou privadas, nacionais, internacionais ou estrangeiras; e outros recursos que lhe forem destinados.

Aplicação do recurso

Os recursos do fundo serão aplicados especificamente na construção, reforma, ampliação e aprimoramento de estabelecimentos penais do Estado; na manutenção dos serviços e realização de investimentos penitenciários, inclusive informação e segurança; na formação, aperfeiçoamento e especialização do Sistema Penitenciário do Estado; na aquisição de material permanente, equipamentos e veículos especializados, imprescindíveis ao funcionamento e à segurança dos estabelecimentos penais; na implantação de medidas pedagógicas relacionadas ao trabalho profissionalizante do preso e do internado.

 O Fundo será aplicado também na formação educacional e cultural do preso e do internado; elaboração e execução de projetos destinados à reinserção social de presos, internados e egressos, inclusive por meio da realização de cursos técnicos e profissionalizantes; e em programas de assistência; participação de representantes oficiais em eventos; publicação e programa de pesquisa científica na área penal, penitenciária ou criminológica; custos de sua própria gestão, excetuando-se despesas de pessoal relativas a servidores públicos já remunerados pelos cofres públicos.

Os recursos também serão usados na implantação e manutenção de programa de alternativas penais à prisão, com o intuito do cumprimento de penas restritivas de direitos e de prestação de serviços à comunidade, executados diretamente ou mediante parcerias, inclusive por meio da viabilização de convênios e acordos de cooperação; política de redução da criminalidade; financiamento e apoio a políticas e atividades preventivas, inclusive de inteligência policial, vocacionadas à redução da criminalidade e da população carcerária.

Conselho Gestor do Fundo

Para gerir o fundo foi criado o Conselho Gestor do Fundo Penitenciário Estadual (CG-Funpes), órgão colegiado de caráter deliberativo, fiscalizador e controlador da aplicação dos recursos destinados ao Funpes, ao qual compete receber as doações de que trata esta Medida Provisória; alocar os recursos para o atendimento de demandas do Funpes; executar todos os atos de gestão financeira e orçamentária do fundo; prestar contas, anualmente, ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins; apresentar, para aprovação dos órgãos competentes, os relatórios anuais de gestão, na forma da Lei Complementar 79, de 7 de janeiro de 1994; elaborar o Plano Anual de Destinação; seu Regimento Interno; desempenhar os atos necessários para o cumprimento desta Medida Provisória. O suporte técnico-administrativo necessário aos trabalhos do CG-Funpes é assegurado pela Secretaria de Cidadania e Justiça.

Composição do Conselho

O CG-Funpes é composto pelos seguintes membros: secretária de Estado de Cidadania e Justiça, na função de presidente; superintendente do Sistema Penitenciário Prisional; diretor de Administração e Infraestrutura Penitenciária Prisional; diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional; assessor técnico e de Planejamento; diretor de Administração e Finanças; presidente do Conselho Penitenciário.

Fundo Penitenciário Estadual (Funpes) Governo do Tocantins
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.