O evento acontecerá na Praça dos Girassóis em Palmas e contará com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda.
Durante reunião realizada em Palmas nesta quarta-feira, 24, o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, apresentou aos membros da associação a proposta da estrutura da realização do evento, que será aberto ao público e contará com praça de alimentação, jardim ornamental, palco para shows e espaço para apresentações artísticas. A programação contará também com apresentações de artistas tocantinenses como também de apresentações típicas da cultura japonesa.
Ainda conforme o secretário, reuniões com a iniciativa privada serão realizadas visando buscar apoio na realização do evento. “Recentemente o governador Marcelo Miranda foi gentilmente recebido pelo embaixador japonês no Brasil que demonstrou grande interesse de conhecer nosso potencial econômico e de ecoturismo. Essa celebração dos 120 anos da amizade Brasil/Japão é uma forma de retribuirmos a receptividade encontrada na capital federal ao mesmo tempo em que selamos uma parceria com a Associação Nipo-Brasileira do Tocantins numa festa típica onde se valoriza a gastronomia e a cultura japonesa”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Associação Nipo-Brasileira no Tocantins, Nelson Kazuo Nakamura, a entidade já possui 19 anos no Estado e atualmente conta com cerca de 120 famílias associadas, que residem na Capital. Kazuo afirmou ainda que até o final do ano, cerca de 400 eventos semelhantes ao de Palmas estarão acontecendo em todo o Brasil. Com a parceria com o Governo do Estado, o presidente falou que, pela primeira vez, o festival acontecerá num local maior, com capacidade para receber mais visitantes. “Com o apoio do Governo do Estado e a Embaixada do Japão no Brasil, esperamos fazer um evento bonito e que possa receber muita gente”, disse.