A recuperação dessas rodovias faz parte do processo licitatório com recursos exclusivos do Banco Mundial (Bird) por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade do tipo Contratos de Reabilitação e Manutenção de Estradas Pavimentadas (Crema).
“A situação está precária, mas tivemos uma reunião com a empresa que venceu a licitação e seus representantes nos prometeram que dentro de 20 dias estariam iniciando a recuperação da rodovia no trecho que liga a divisa de São Miguel (GO) até Araguaçu (TO). A empresa vai também entrar com a operação tapa-buraco emergencial de Alvorada até Araguaçu e fazer roçagem agora de imediato”, disse Paulo Ribeiro Gangati.
Segundo o responsável pela AGETO no sul do Tocantins, outro trecho que deverá iniciar será o do TO-280, entre Natividade e São Valério de Natividade.
“Uma equipe da empresa vai trabalhar na recuperação do trecho que envolve desde o entroncamento da BR-242, via To-280, de São Valério até Natividade com um emergencial para dar condições de trafegabilidade”, disse.
“Simultaneamente vai ser feito a recuperação definitiva no pavimento com sinalização vertical e horizontal e a empresa tem interesse de fazer um bom trabalho porque vai ser fiscalizada pela AGETO”, acrescentou.
Questionado sobre a idoneidade e empreiteira, Paulo Ribeiro garantiu que a empresa tem experiência e qualificação técnica para realizar a obra.
“A construtora Caiapó é uma empresa que tem larga experiência nesta área e presta serviço também para o DNIT, já atuou no Estado de Goiás e ganhou a licitação do programa do Tocantins”, disse.