As visitas começaram na Casa Civil do Governo do Estado e contou com participações do vice-governador Wanderley Barbosa, do Secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, deputado Gleydson Nato, Juliana Matos da Agência Tocantinense de Regulação (ATR) e do engenheiro Romis Alberto da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).
Da Redação
Durante a visita o vice-governador afirmou que o governo do estado está comprometido em solucionar os problemas apresentados pela comunidade com relação à concessionária. “O governo do Estado não vai fechar os olhos as cobrança da sociedade. Vamos rever e avaliar bem toda essa condição legal e técnica da concessionária, para que o povo tocantinense não seja prejudicado com altas taxas e serviços de baixa qualidade”.
No período da tarde, a Comissão foi até a Defensoria Pública do Estado (DPE) onde se reuniu com os defensores públicos da Defensoria Pública Geral, Fábio Monteiro, e do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) Daniel Gezon. Lá os membros da CPI tiveram acesso a algumas atuações e resultados da DPE-TO junto às demandas dos consumidores da BRK Ambiental. “Essa visita na DPE nos deixou claro a insatisfação da população tocantinense quanto aos serviços e cobranças de taxas realizadas pela BRK Ambiental em Gurupi e em todo o estado”, disse o vereador e presidente da CPI, Sargento Jenilson (PRTB).
Para finalizar, a equipe visitou também o PROCON Municipal de Palmas com a finalidade de conhecer a Agência Reguladora de Palmas (ARP) para entender a estrutura funcional, administrativa e financeira do órgão regulador e fiscalizador de serviços concedidos na capital.
“Todas as visitas foram importantes, principalmente quanto a disposição do Governo e a ATR para chegarmos a algumas melhorias para população, e assim como perceber o excelente trabalho da Defensoria Pública e da Agência Reguladora de Palmas que serve de exemplo para Gurupi”, disse o vereador e relator da CPI, Ataíde Leiteiro (PPS).
Participaram da visita também os vereadores Marilis Fernandes (PDT) e André Caixeta (PSB).