Dr. Ícaro Samuel
Apesar dos receios impregnados pela sociedade, na cabeça dos homens, nos últimos anos, o número de cirurgias estéticas em homens cresceu, segundo os dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as cirurgias masculinas saltaram de 5 mil em 1994 para 80 mil em 2012.
A verdade é que os homens também querem ficar bonitos e com uma aparência melhor, mas não suportam sentir dor e, sobretudo, não querem marcas que denunciem que se renderam ao bisturi.
Apesar do crescimento dos números, no Tocantins há um acanhamento, mas a sociedade e suas crenças estão mudando. Tão importante quanto à conquista do mercado de trabalho pelas mulheres, os tempos modernos trouxeram aos homens o poder de assumir sua vaidade e sua fragilidade. É imprescindível estar bem com a própria imagem, percebemos que o que era negado aos homens por questão de preconceito hoje é um direito conquistado, e eles estão ingressando na corrida pelo rejuvenescimento.
Para lidar com pacientes homens extinguimos algumas palavras do diálogo nos consultórios. O homem faz cirurgia plástica para melhorar a auto-imagem e sentir-se bem, observem que a palavra beleza não aparece, eles ficam com uma aparência melhor, bonito jamais! Esses novos pacientes têm trazido novidades aos consultórios, não podemos tratar os homens como tratamos as mulheres. São universos diferentes.
Leia: ENTREVISTA: Cirurgião plástico de Palmas atuará em Gurupi
Mesmo sem poder afirmar cientificamente sobre a hierarquia de motivos que levam os homens à cirurgia, suspeita-se que a necessidade de parecerem mais jovens, somado ao desejo de melhorar na carreira sejam as razões principais da procura. O homem tem vaidade sim. Quando compra um carro novo é vaidade, quando quer subir de cargo na empresa, também é vaidade.
Dr. Ícaro Samuel é Cirurgião Plástico / RQE:1611 e CRM: 3697
Em Gurupi, Dr. Ícaro Samuel atende na clínica da Dra. Carla Vonglehn – Dermatologista, localizada na Avenida Pernambuco 1058, entre a 7 e 8 Centro Gurupi.