A parceria política e administrava comprovou a força que o prefeito de Gurupi está construindo para o seu projeto de gestão e político.
“Eu já tive divergência com a ministra Kátia Abreu, mas tivemos momentos de convergências. Quando eu olho para as pessoas eu não fico procurando defeito nelas e eu gosto de procurar são as virtudes das pessoas para o bem da cidade. Gente, como podemos dispensar o apoio de uma ministra para a cidade de Gurupi que pode nos ajudar muito. A cidade não tem o direito de dispensar o apoio do deputado Irajá que nos pode ajudar muito no Congresso Nacional. Temos que somar forças”, disse o prefeito Laurez em seu discurso.
Deputada Josi Nunes
Em seguida o prefeito afirmou que a parceria com o grupo de ministra Kátia Abreu (PMDB) não irá atrapalhar o relacionamento dele com a deputada federal Josi Nunes (PMDB).
“Quando tive a primeira conversa com o Irajá eu falei para ele que tinha que conversar com a deputada Josi Nunes, que é minha conselheira principal. […] Ela é uma pessoa que eu devo muito porque quando eu entrei na campanha de prefeito – a Josi estava na minha frente nas pesquisas e retirou a candidatura para me ajudar e devo ser grato pelo resto da vida. Mas isso não impede que venha outras forças ajudar o desenvolvimento de Gurupi e nós estamos fazendo, pois tenho a certeza que toda sociedade de Gurupi vai ganhar”, disse o prefeito.
Irajá Abreu
O deputado federal Irajá Abreu lembrou que o grupo dele e o da ministra Kátia Abreu foram correligionários nas eleições de 2006 e depois se afastaram. “Tivemos um afastamento provisório, mas, para a gente selar hoje uma parceria permanente, duradoura e que nós esperamos que ela dure sempre. Eu não tenho dúvida disso”.
Irajá Abreu afirmou, em seguida, que Laurez e ele foram adversários nas eleições de 2010 quando os dois disputaram a eleição a deputado Federal e em 2012 quando ele apoiou a candidatura de Mauro Carlesse (PTB).
“Ele (Laurez) soube, com muita sabedoria, conduzir a eleição e com todo mérito saiu vencedor e não é por estarmos em palanques opostos que não tenhamos a humildade para reconhecer que ele fez e está fazendo por merecer à frente desta administração. Eleição é eleição e administração é administração e ele pode ter ao lado dele pessoas que, eventualmente, estiveram em palanque diferente do dele, mas que podem, acima de tudo, contribuir com a sua administração, principalmente, com o futuro da cidade que ele representa. Por isso eu quero agradecer o convite que foi feito ao PSD e à ex-vereadora Marta Barbosa para que ela pudesse assumir este desafio e esta responsabilidade de conduzir a Secretária de Desenvolvimento Urbano”, agradeceu o deputado e em seguida garantiu o apoio da ministra da Agricultura Kátia Abreu e do Presidente Nacional do PSD, ministro das Cidades, Gilberto Kassab, no governo municipal de Gurupi.
Assembleia
O deputado e vice-presidente do PSD no Tocantins, Antônio Poincaré Andrade Filho (PSD) é mais conhecido como Toinho Andrade, também prestigiou o evento. Em sua fala ele colocou o seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição da equipe do prefeito Laurez.
“Gurupi me ajudou na minha reeleição e coloco o meu gabinete à disposição dos secretários, dos vereadores e do prefeito Laurez”, disse o deputado.
Novos secretários
Ao assinar o termo de posse na Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Gurupi, a ex-vereadora Marta Barbosa (PSD) agradeceu ao deputado Irajá Abreu pela indicação e ao prefeito Laurez pela confiança que teve no nome dela.
“Agradeço pela oportunidade de unirmos as mãos para um trabalho pela nossa cidade e pela nossa gente e é uma prazer fazer parte da equipe do prefeito Laurez e desses companheiro que os conheço há tantos anos”, disse Marta Barbosa.
Já Carlos Barcelos, que deixou a pasta assumida por Marta Barbosa para conduzir a recém criada Secretaria de Ciência e Tecnologia, falou sobre a importância da Secretaria de Ciências e Tecnologia e dos projetos que já estão em andamento como o “Inova Gurupi” – que deu ao prefeito Laurez o título de prefeito Empreendedor/Sebrae de 2013.
“O prefeito Laurez soube unir e trazer um grupo de professores da Unirg e da UFT neste projeto inovador que deram à secretária que está começando. É um projeto que está se materializando e o prefeito já está providenciando uma área pública para instalação de uma incubadora com equipes de profissionais – porque este projeto é dividido em várias partes que contempla a educação empreendedora e científica. Então, a Secretaria não está apenas no papel, mas se esboçando em um projeto para que Gurupi tenha também um Parque Tecnologico, o mais breve possível”, disse Barcelos.