Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 15 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Indivíduo e Estado
Destaques

Indivíduo e Estado

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins19 de junho de 2016 - 22:034 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

João Nunes da Silva

Doutor em Comunicação e cultura contemporâneas, Mestre em Sociologia e professor adjunto da UFT- Campus de Arraias. Trabalha com projetos em cinema e educação


O Estado é uma instituição importante para a garantia do bem estar do indivíduo na sociedade? Essa é uma questão que merece bastante reflexão, até porque o Estado nem sempre tem cumprido com o seu papel na sociedade, que seria o que chamamos de bem estar do indivíduo.

Teóricos como Karl Marx criticou duramente o Estado capitalista; para ele a existência dessa instituição apenas atende os interesses de uma classe, a burguesia; a maioria é refém e sobre os pobres recaem a força e a repressão institucionalizada.

Em contrapartida Maquiavel (1469-1527) e Thomas Hobbes (1588-1679) defendiam o Estado como indispensável para conter os ânimos e garantir a estabilidade social. Para saber mais recomendo a leitura dos livros O príncipe e O Leviatã, respectivamente.

A história tem mostrado que o Estado tem sido importante sim, em algumas situações, para o que podemos chamar de estabilidade social; evidentemente que poderia ser melhor, mas sabemos muito bem porque nem sempre o Estado cumpre com sua função, uma vez que depende do grupo que detém o poder e, por isso, poucas vezes esteve ao lado do povo e garantiu a segurança e o bem estar de fato.

Jogos EstadoO fato é que o Estado tem sido um mal necessário; por isso que dizemos, em algumas situações nas quais falta saúde, segurança, educação, entre outras necessidades básicas da sociedade, que o Estado se mostra ausentes, uma vez que não se vê seus serviços básicos em determinadas situações, por exemplo, a falta de escolas de qualidade, principalmente no meio rural.

Mas em várias situações percebe-se que o Estado não funciona mesmo e, em outras, provoca insegurança, temor e mesmo violência, como são exemplos os estados totalitários e as ditaduras.

O Estado se torna um desserviço e até um mal quando se coloca a acima da humanidade e apenas usa da força, da truculência e da burocracia para manter a maioria sob o domínio dos grupos controladores do Estado, o que se apresenta em grande medida pelos que detém os meios de produção (terra, maquinas e equipamentos, grandes empresas), os maiores donos do capital.

Dessa forma o Estado mais prejudica do que ajuda; por isso há quem defenda o anarquismo, que significa a rejeição total a toda forma de poder que sufoca o indivíduo.

O Estado burguês (Estado de Direito) que conhecemos hoje, de fato atua mais, por meio da burocracia e da força legitimada de forma a garantir os privilégios da classe burguesa. Por outro lado, sufoca o indivíduo como parte da sociedade. A pressão maior está sobre os menos favorecidos, os quais vivem em situações de penúria.

Em nome da lei e da ordem o indivíduo é a parte sacrificada, principalmente quando esse indivíduo é pobre; mas, de forma geral o Estado não está nem aí com o indivíduo, que dirá com o ser humano em sua integralidade e dotado de sentimentos e emoções.

 O Estado é uma instituição imaginaria que existe sim e às vezes mais sufoca do que ajuda, todavia, na condição humana que vivemos, onde o dinheiro fala mais alto do que o ser humano, o Estado ainda é um mal necessário; resta saber a melhor forma de manutenção dessa instituição para que garanta o equilíbrio social e o bem estar do indivíduo de forma justa e com equidade.

É fato que a instituição Estado pode ser melhor sim quando a maioria tiver a consciência crítica de que todos são iguais, não só no papel, mas na prática também; para isso é preciso, principalmente uma educação que exista não apenas para atender os anseios do mercado, que é o lucro acima de tudo ás custas da exploração da maioria.

É indispensável uma educação humanitária capaz de promover a autonomia e a capacidade de reflexão do indivíduo como parte da coletividade. Essa forma de educação se mostra impossível, considerando o modelo de Estado neoliberal que temos hoje a serviço da minoria.

Em geral o Estado não tem tido preocupações maiores com o indivíduo como pessoa humana. A forma de dominação estatal conduzida até o momento por meio da coerção, da arbitrariedade e da burocracia tem tornado o indivíduo refém e limitado assustadoramente sua liberdade como ser humano. Essa questão será explorada mais detidamente em artigo seguinte.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

ELMO fortalece mercado imobiliário de Palmas com evento voltado à elite de corretores

14 de março de 2026 - 15:13

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.