Por Wesley Silas
Um levantamento feito pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, mostra que em Gurupi estão sendo registrados oficialmente, uma média de aproximada a três acidentes de trânsito por dia. Se por uma lado, os números mostram ser bastante alto: 632 acidentes de trânsito com uma vítima fatal no período de janeiro a agosto desde ano. Por outro lado, indicadores da Polícia Militar mostram que o número reduziu, caso for comparado ao mesmo período do ano passado quando foram registrados 740 acidentes com seis vitimas fatais.
Na opinião do vendedor de seguros, Rodrigo Lustosa, todos têm uma parcela de culpa e, para melhorar a situação cada qual tem que fazer a sua parte.
“O trânsito aqui é meio complicado devido às muitas imprudências, tanto dos motociclistas como dos condutores de automóveis. A sinalização é muito fraca e quem chega na cidade não sabe quais são vias preferenciais e não tem placas indicativas da ruas e avenidas. Falta sinalização por parte da prefeitura e mais consciência por parte dos motoristas no momento em que a frota vem aumentando e a cidade não está acompanhando este desenvolvimento. Cada um tem que dar a sua contribuição”, defende o vendedor de seguro, Rodrigo Lustosa.
O comandante do 4ºBPM, Tenente Coronel Flávio Santos Brito, listou alguns fatores que podem contribuir com o aumento de acidentes em Gurupi. Entre os principais ele cita a imprudência, uso de celular na direção, falha nas sinalizações e falta de habilitação de condutores.
“A questão de acidentes de trânsito envolve vários fatores que convergem para que eles aconteçam e, o principal componente desta receita, é a questão da imprudência onde tem muitos condutores que fazem a transposição de cruzamentos sem a observância mínima das condições de trânsito e isso acaba gerando muitos acidentes, falta de habilitação e por último, a utilização do celular no trânsito que é uma combinação explosiva, pois recentemente foi divulgada uma pesquisa que mostrou que a pessoa que utiliza o celular no trânsito está 23 vezes mais propensa a se envolver em acidente do que uma pessoa atenta”, disse o comandante.
“A sinalização das ruas é fundamental, pois tanto na sinalização vertical como na horizontal nós temos algumas ruas que não têm a sinalização adequada. Temos conversado com superintendente de Trânsito e ele nos informou que a Prefeitura tem se organizado. Neste sentido, tanto é que até há pouco tempo nós não tínhamos os Agentes de Trânsito e hoje eles estão colaborando com o sistema e estão em processo de empoderamento para que o próprio agente possa lavrar o auto de infração”, acrescentou.
Uma ação feita pela Polícia Militar em parceria com os Guardas de Trânsito da Prefeitura Municipal para diminuir os acidentes são as fiscalizações por meio de bliteze. Segundo o comandante do 4º BPM somente, neste ano foram notificados 2.228 motoristas no período de janeiro a agosto, número este, que vem seguinho em um escala crescente desde o mês de maio.
“Juntos temos feito blitze e abordagens. Para que a comunidade tenha um parâmetro, só no mês de julho, por exemplo, nós fizemos 565 notificações só aqui em Gurupi. Grande parte destas notificações estão associadas a utilização do celular no trânsito e falta de habilitação”, explicou.
Bebida ao volante
O comandante informou ainda que os etilômetros (bafômetros) da Polícia Militar encontram-se no Inmetro há algum tempo fazendo aferição, mas, enquanto não são liberados os suspeitos de dirigir embriagados na cidade estão sendo conduzidos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que dispõe de aparelho.
“Nós temos feito uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal através da utilização dos recursos que eles dispõem para que nós possamos fazer a lavratura, tanto do auto de infração quanto o encaminhamento para a Polícia Civil para ela possa fazer o flagrante porque embriagues no trânsito é crime”, explicou.
Pintura de faixas e 800 placas de sinalização
Para diminuir os números de acidentes a Prefeitura de Gurupi informou ao Portal Atitude que está iniciando uma nova etapa de melhorias em Gurupi que incluem a implantação de sinalização de trânsito. “Todo processo já se encontra em andamento e nos próximos dias será iniciado o trabalho de instalação de 500 placas de advertência e regulamentação, além de 800 placas de sinalização de logradouros. As ações incluem também a pintura de faixas de pedestres e de meio fio e a implantação do sistema rotativo de estacionamento”, informou a Superintendência de Trânsito do Município de Gurupi.
O prefeito Laurez Moreira, também falou sobre as ações que estão sendo feitas. “Nossa primeira etapa foi recuperar o crédito e as finanças do município, refazer toda a malha asfáltica que devolveu a trafegabilidade à cidade; organizar as estruturas da Educação, da Saúde, da Habitação e da Produção Agrícola, o que nos permite agora, cuidarmos de outras áreas da gestão” -. afirmou o prefeito.
Semana Nacional de Trânsito
Com a missão de conscientizar os gurupienses sobre a valorização da vida, a cidade também terá atividades durante a semana Nacional do Trânsito – que acontece durante os dias 18 a 25 de setembro e, para este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sugeriu o tema “Seja Você Mesmo a Mudança”
“Nós da Polícia Militar em parceria com o SAMU e Corpo do Bombeiros estamos planejando atividades para execução a partir de amanhã com palestras e blitze educativas. Será uma semana voltada de maneira forte para a prevenção de acidentes no trânsito”, explicou o comandante do 4ºBPM, Tenente Coronel Flávio Santos.