Por Wesley Silas
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), vem se afirmando como uma das principais lideranças políticas do Sul do Tocantins em meio às articulações para a sucessão estadual. No centro de um tabuleiro que envolve o vice-governador Laurez Moreira (PSD) e o ex-governador Mauro Carlesse, Josi atua hoje como elo e, ao mesmo tempo, fator de tensão entre antigos aliados e novos arranjos de poder.
Historicamente, Josi foi peça-chave na eleição e reeleição de Laurez à Prefeitura de Gurupi, ajudando a consolidar o capital político que mais tarde viabilizou a escolha do ex-prefeito para vice na chapa do atual governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), diante a uma disputa em que ela apoiava Carlesse e Laurez fora escolhido para vice de Wanderlei numa estratégia voltada contrapor Carlesse na escolha de Laurez como vice de Wanderlei. A aliança local entre Josi e Laurez, construída ao longo de anos desfez, agora convive com um novo elemento: o apoio de Mauro Carlesse, ex-governador ao seu antigo adversário de Laurez, que passou a apoiá-lo após sua filiação ao PSD.
Esse reposicionamento expõe as nuances da disputa pelo comando do Estado e reforça o peso eleitoral do Sul do Tocantins. Gurupi, tradicionalmente estratégico nas eleições estaduais, volta ao centro da cena, com Josi usando seu capital regional para influenciar a correlação de forças entre governo, aliados e ex-adversários.
O cenário ficou ainda mais evidente durante a semifinal da Copa do Craque, em Gurupi, onde a prefeita chegou acompanhada da filha, Lauana Nunes, secretária municipal de Saúde e foi em direção ao grupo do deputado Eduardo Fortes. Em entrevista ao Portal Atitude, Josi aproveitou o evento esportivo para fazer um gesto político: defendeu publicamente o projeto eleitoral da filha à Câmara Federal e criticou a atual ausência de mulheres na bancada tocantinense em Brasília. (Confira abaixo entrevista com a secretária e pré-candidata a deputada federal, Luana Nunes)
Josi lembrou que o Tocantins já teve três deputadas federais, citando a si própria e a ex-deputada Dulce Miranda, e argumentou que a eleição de Lauana representaria não apenas a região Sul, mas também uma retomada da representatividade feminina no Estado. Ela apresentou a filha como um nome capaz de vocalizar as demandas das mulheres tocantinenses e de fortalecer a base política de Gurupi em nível nacional.
A prefeita também destacou o papel de seus principais aliados em Brasília — o deputado federal e pré-candidato ao Senado Carlos Gaguim (UB), o senador Eduardo Gomes (PL) e a senadora Dorinha Seabra (UB), pré-candidata ao governo — na destinação de recursos para Gurupi. Segundo Josi, esses nomes compõem hoje o núcleo central de sustentação de seu governo junto ao Palácio do Planalto e aos ministérios.
Ao convidar os gurupienses para a final da Copa do Craque, Josi sinalizou que o evento esportivo será, na prática, também um grande ato político, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, de Dorinha, de Eduardo Gomes e de Gaguim. A arena esportiva, assim, se transforma em vitrine de alianças, recados e demonstrações de força.
Nesse contexto, a atuação de Josi Nunes deixa de ser apenas local e ganha dimensão estadual. Ao articular o apoio a diferentes atores — alguns deles com histórico de rivalidade —, a prefeita se projeta como protagonista do jogo político no Sul do Tocantins e coloca Gurupi como palco obrigatório das negociações que vão influenciar a próxima disputa pelo governo do Estado.
Confira a entrevista com a secretária de Saúde, Luana Nunes:







