A Câmara Municipal de Gurupi aprovou por unanimidade Requerimento de autoria do vereador, Eduardo Fortes (PSDB), que solicita um Lactário Hospitalar para o Hospital Regional de Gurupi (HRG), que atende a demanda deste município e Região com relação ao aleitamento materno (Banco de Leite Humano).
Segundo o parlamentar, hoje a sala do aleitamento materno dentro do HRG é improvisada, e não corresponde a uma estrutura adequada conforme o Ministério da Saúde e Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) recomendam.
“Solicito ao Secretário Estadual de Saúde, Marcos Mussafir, que atende nosso requerimento em instalar uma sala apropriada para atender corretamente a distribuição do aleitamento materno, o qual atenderá não só o nosso município como também os municípios pertencentes à Região Sul” destaca Eduardo Fortes.
Após a apresentação do Requerimento em sessão, o vereador Eduardo Fortes visitou o diretor geral do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Ronaldo Messias Lopes, para tratar da sala de aleitamento materno.
O diretor geral relatou as dificuldades que o hospital vem enfrentando, e destacou a importância do Banco de Leite que atende as mães do município e Região.
Portanto, além do Requerimento apresentado e aprovado, encontra-se em tramitação na Comissãode Legislação, Justiça e Redação da Casa, o Projeto de Lei de autoria do vereador que “Institui a Semana Municipal de Doação de Leite Materno”, que nas próximas sessões entrará em pauta para votação final.
Sobre Lactário
O Lactário é um setor fundamental para a distribuição do Leite Humano Ordenhado Pasteurizado (LHOP) do banco de leite, o mesmo funciona 24 horas por dia, possibilitando a adequada a esséptica manipulação do leite materno e de formulas infantis a serem administradas aos recém-nascidos e crianças internadas.
A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista.