O embaixador vem ao Estado participar do 7º Festival de Cultura Japonesa do Tocantins e de audiência com o governador.
Na pauta da audiência com Marcelo Miranda está prevista a apresentação do Sistema Koban, modelo de policiamento comunitário japonês. Na ocasião, também visitarão o Tocantins, empresários japoneses de diferentes ramos, com interesse de investir no Estado.
Festival do Japão
O 7º Festival de Cultura Japonesa do Tocantins comemora os 120 anos de amizade Japão/Brasil e é organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Associação Nipo-Brasileira no Tocantins. O evento acontece no sábado, 15, na Praça dos Girassóis e contará com uma programação de atividades culturais gratuitas, jardim ornamental, palco para shows, espaço para apresentações artísticas e praça de gastronomia com comidas típicas do Japão.
Sistema Kõban
O sistema Kõban é um modelo de policiamento comunitário japonês que remonta ao século XIX. Trata-se de uma base física da estrutura da Polícia Comunitária no Japão, adotado por diversos países, entre eles: Estados Unidos, Taiwan, Brasil e Coréia do Sul.
Nestes pequenos postos urbanos trabalham entre três a quatro oficiais de polícia, que agem preventivamente aconselhando a comunidade local sobre criminalidade, visitando domicílios habitados por pessoas que carecem de atenção especial e fomentando reuniões com os mais velhos e os líderes da comunidade.
Empresários
Acompanham o embaixador Kunio Umeda, além de outros representantes da embaixada, empresários japoneses com negócios no Brasil que também tem interesse de investir e montar seus negócios no Tocantins.