Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Médico de Gurupi/TO alerta para consumo de água em pacientes renais crônicos
Destaques

Médico de Gurupi/TO alerta para consumo de água em pacientes renais crônicos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins22 de março de 2017 - 14:433 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Quando se comemora o Dia Mundial da Água, todos as reflexões se voltam para a necessidade de economia e uso consciente deste recurso. Confiram algumas orientações do médico nefrologista da Fundação Pró-Rim de Gurupi/TO, Dr. Alexandre Luís Pasquali, que podem ser adotadas durante o tratamento de hemodiálise.


Sabe-se também que a ingestão de água diariamente é indispensável, independente da prática de esportes ou da idade da pessoa. Porém, uma coisa que poucos têm conhecimento é que para os pacientes renais a regra é diferente.

Durante o tratamento de hemodiálise, os pacientes não podem ingerir água e líquido livremente, como café, chás e alimentos ricos em água. Isso porque, com a ausência de funcionamento dos rins, o líquido em geral fica armazenado no corpo, assim como as demais toxinas nocivas ao organismo, saindo apenas durante o processo da hemodiálise. Lembrando-se que cada paciente possui uma prescrição específica, de acordo com sua saúde.

“Alguns pacientes mesmo com os rins comprometidos conseguem eliminar um pouco de urina. Neste caso, ele pode ingerir um pouco mais de líquido que os demais”, explica o médico nefrologista da Fundação Pró-Rim de Gurupi/TO, Dr. Alexandre Luís Pasquali.

agua 2Quando o líquido e toxinas ficam armazenadas no organismo em grande quantidade, existe o risco de morte ao paciente. “Por isso, sempre orientamos que o paciente não deve faltar às sessões de diálise e devem seguir todas as orientações médicas de forma correta. Um dia a menos de diálise, pode ser fatal”, explica o médico.

Se por um lado a água não é indicada para os pacientes renais, por outro, ela é essencial durante as sessões de hemodiálise. É a partir dela que ocorre a filtração do sangue nos pacientes. Se a água não for corretamente tratada, vários contaminantes químicos, bacteriológicos e tóxicos poderão ser transferidos para os pacientes, levando ao aparecimento de efeitos adversos, muitas vezes letais.

Para cada sessão de hemodiálise, com duração de cerca de quatro horas, são necessários 400 litros de água, desde o processo inicial. Segundo Maicon Aurélio de Vargas, coordenador de manutenção do tratamento de água da Fundação Pró-Rim, a água para hemodiálise precisa passar por processos físicos, químicos e bacteriológicos para garantir a sua pureza. “É um trabalho complexo, muito técnico e que exige atenção e qualidade em todas as etapas”, acrescenta.

Sobre a Fundação Pró-Rim (www.prorim.com.br): A Fundação Pró-Rim é uma entidade sem fins lucrativos com 30 anos de atuação. Realiza tratamento de doenças renais crônicas e possui unidades em Santa Catarina e Tocantins. Está entre as 8 instituições que mais realizam transplantes renais no país e foi a primeira unidade de hemodiálise de SC a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Pelo sétimo ano consecutivo foi eleita pela Revista Exame, como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Consumo de água pacientes renais Pró-Rim
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.