Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 28 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Mercado e Feira Municipal se transformando em um lugar bom para os gurupienses e turistas
Cidades

Mercado e Feira Municipal se transformando em um lugar bom para os gurupienses e turistas

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins27 de novembro de 2019 - 17:015 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O mercado Municipal denominado,  por força de Lei Municipal, como Centro de Abastecimento e Lazer Niol Nei Furtado, tem sua origem onde é hoje o Centro de Convenções Mauro Cunha, na praça Francisco Henrique de Santana.

por Wesley Silas

O antigo mercado mudou para Avenida Paraná, na gestão do ex-prefeito Jacinto Nunes da Silva, onde antes pertencia a Casego, do Governo de Goiás. A Feira, que fica ao lado, foi construída em parceria entre a Prefeitura e o Governo de Goiás, iniciando na gestão de Jacinto Nunes e terminou na gestão de João Cruz, que tinha como engenheiro responsável Neto Braga.

Ao longo da sua existência, vários pioneiros de Gurupi tiveram seus comércios no Mercado, dentre eles Nezinho Guida, Ribamar, Rosalvo e dona Zulmira que permanece até os dias atuais.

Avenida Maranhão, em 1980, ao fundo, o antigo Mercado Municipal. Foto: Arquivo Zacarias Martins.

A última intervenção aconteceu por volta do ano de 2.000 quando o ex-prefeito Tadeu Gonçalves transferiu os ambulantes que atuavam na Avenida Goiás e para o Camelódromo Buriti.

O Mercado já não atraia mais os comerciantes e com a nova estrutura será um espaço concorrido na economia local. Foto: Wesley Silas

O Centro de Abastecimento foi criado quando Gurupi fazia parte do antigo norte goiano por meio do PAM – Programa de Ação Municipal que tinha com indutor o Instituto de Desenvolvimento Urbano Regional do Governo Henrique Santillo na administração municipal de Jacinto Nunes.

Mudanças

Na recente história do mercado, os inúmeros bares frequentados pela comunidade e uma Choperia que atendia na esquina da Rua 06 com a Avenida Santa Catarina para atender os paladares mais exigentes estão sendo transformado em espaço harmônico e modernos em que os proprietários dos antigos estabelecimentos terão que seguir um novo padrão neste novo modelo.

No antigo modelo era sem acessibilidade e até mesmo corrente e motos impediam a passagem de cadeirante de pessoas com necessidades especiais.

Novo Mercado, novas praças e novas áreas de lazer

Além do resgaste das praças, outra obra que está em pleno vapor com, aproximadamente, 50 trabalhadores é a reconstrução total da Feira e do Mercado Municipal da Rua 07 por meio de uma emenda da senadora Kátia Abreu (PDT), é bom lembrar, que ultrapassa R$ 4 milhões.

No local, o engenheiro informou que em março a empresa estará entregando a primeira parte como restaurantes e banheiros e, até o mês de julho deverá entregar o restante com praça de alimentação coberta, espaço para comerciantes com piso em porcelanato, paisagismo, estacionamento, nova feira com quiosques modernos e dentro dos padrões sanitários. 

Cultura viva

Os visitantes esperaram e terão uma boa estrutura que abrigará os pequenos restaurantes de comidas típicas como Chambari, Buchada, Frango Caipira que, depois da falta de estrutura, resistiram ao tempo e mantiveram acessa a tradição do antigo Mercado – desde quando era em frente ao Clube Recreativo Araguaia (CRA), onde nas madrugadas os amantes da noite se dirigiam para comer e ouvir boas músicas nas vozes de Jurinha, Luizinho da Represa, Eduardo da Guitarra e Felix.

Desafio social

Um grande desafio será mudar o cenário social onde o Mercado é o lar de muitos “pés inchados” [alcoólatras] e a cultura do novos boêmios que substituíram as cantorias de viola por sons automotivos. Mas, a memória pode ser vista ainda nas lembranças e presença de Zulmira da Buchada com seus 90 anos que ainda pisa por ali (acho eu).

Desafio para o novo gestor

Uma equipe técnica especializada em convênios e licitação unida ao bom transito do prefeito Laurez Moreira (PSDB) em Brasília e em Palmas, devido sua experiência como deputado estadual e federal abre uma aspa no debate sobre o nome que mais poderá agregar dentro de um projeto que o eleitor deseja para a cidade a partir de 2021.

A transformação do mercado Municipal era um dos grandes desafios dos gestores municipais e com apoio da senadora Kátia Abreu, ainda quando ela era ministra de Agricultura, o prefeito de Gurupi conseguiu em Brasília recursos para transformar e modernizar o Mercado Municipal. Em 2020 não será escape de críticas e promessas de campanha.

A cidade ainda não é um oásis de prosperidade econômica e social, mas os caminhos que estão sendo traçados mostram no presente um futuro com mais condições da cidade polo dos 17 municípios da região sul se transformar em um local com exuberância na qualidade de vida com parques a exemplo do Mutuca e do projetado parque linear Pouso do Meio por meio de uma parceria entre os Governos Municipal, Estadual e Federal já com previsão no orçamento federal por meio da intervenção do senador Eduardo Gomes (MDB) no Ministério da Cidade no valor de R$ 17 milhões e, da parte da iniciativa privada a vitrine da cidade na entrada sul paisagens de antigos elefantes brancos será transformada em um Shopping Center e um um condomínio residencial de luxo construído pela Construtura Araguaia que tem o ex-senador Ataídes Oliveira (PSDB) como presidente. É Gurupi entrando no futuro… 

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Benchmarking ou Plágio? A linha tênue entre inspiração e reatividade na política de Gurupi

27 de abril de 2026 - 19:58

Prefeitura de Gurupi e Instituto de Desenvolvimento qualificam 90 alunos para o mercado de trabalho

27 de abril de 2026 - 17:47

Jornalismo da UnirG marca presença na Universidade de Brasília com produção acadêmica e protagonismo discente

27 de abril de 2026 - 17:43

Secretária da Mulher de Gurupi critica exclusão em evento de Vicentinho Júnior e defende protagonismo feminino real

26 de abril de 2026 - 14:44

Josi Nunes e João Victor Stival destacam impacto econômico e social do Circuito de Três Tambores em Gurupi

25 de abril de 2026 - 21:33

Governo do Tocantins paga auxílio-alimentação com reajuste de 67% aos servidores estaduais neste sábado, 25

25 de abril de 2026 - 13:45
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.