Por Jonas Barros *
Ao se aproximar as eleições de 2016 as articulações em torno dos partidos para formação das coligações para disputar as eleições é desleal concorrer com quem está na gestão, haja vista que o atual prefeito que desde primeiro de janeiro de 2013 começou a executar o seu grande projeto para Gurupi que é a sua reeleição.
Prova disso é o esvaziamento dos partidos que formaram a coligação de oposição em 2012. Quase todos os candidatos a vereadores que não obtiveram êxito nas eleições atualmente se filiaram ao partido do gestor e ocupam uma assessoria política na prefeitura.
O prefeito Laurez Moreira vem comprovando que é um péssimo administrador. Não realizou nenhuma obra, mas aumentou os impostos. Não podemos negar que é um grande articulador político. Com a caneta na mão faz da sua gestão uma fábrica de decreto para nomear opositores do passado e agregar o seu partido como aliado para as eleições do ano que vem.
O prefeito amarga a impopularidade pela falta de obras e principalmente pela falta de uma política de atração de investimentos. No entanto em todas as reuniões a sua assessoria chega com um DVD apresentando um vídeo, que causa a impressão que vivemos em cidades diferentes.
Até mesmo em uma conferência de juventude, ele não é capaz de apresentar um planejamento ou implantação de uma política para os segmentos jovens. É importante ressaltar que Gurupi tem uma vocação para preparação de mão de obra.
Temos três instituições de ensino superior, mas o prefeito não tem preparado a captação de investimentos para esses jovens alcançarem sua formação profissional. A maioria acabam indo embora de Gurupi por falta de oportunidade.
A distância da gestão com a comunidade é tão grande que as pessoas que fazem parte do primeiro escalão do governo divergem da própria população. Ou seja, o prefeito esvaziou os partidos de oposição, outros ele se aliou, no entanto se esqueceu que o voto não vem dos líderes que ocupam cargos com altos salários prometendo a reeleição. Ele está preparando a festa da reeleição, só que não combinou com o povo.
* Jonas Barros é advogado e vereador em Gurupi.