Um discurso que há anos vem sendo debatido nos meios de comunicação e em época de eleição reacendido no meio político e questionado pela classe empresarial e sociedade organizado, foi mais uma vez chamado para o debate, onde o presidente da ACIG, Jaime Xavier de Oliveira, faz um histórico opinativo nada animador para quem quer ver Gurupi como uma cidade promissora economicamente e socialmente.
“Todos nós sabemos que Gurupi já ocupou o segundo lugar no ranking do desenvolvimento tocantinense, ‘com reais condições de chegar ao topo’. Porque quando foi criado o Tocantins, nossa Gurupi sonhou em ser capital. Hoje, infelizmente, foi perdendo posições e não mais está no PÓDIO”, lembrou Xavier.
Na carta, ele não deixou de pincelar o espírito empresarial no jogo da competitividade.
“Como em toda competição é inteligente e, fundamental, que os competidores, principalmente aqueles que estão perdendo, estejam sempre estudando os concorrentes. É sobre isso que estou tentando chamar a atenção nesse momento”, pontuou.
Considerou como normal que Gurupi tenha ficada para trás de Palmas e citou a vocação de municípios como Lagoa da Confusão e Porto Nacional para o agronegócio e sobre anormalidade da cidade pólo de perder espaço para a vizinha Cariri.
“Na medida em que Gurupi vai se tornando apenas um ponto de apoio para o desenvolvimento de outros municípios, vai perdendo renda e importância na Região Sul também”, avaliou o presidente da ACIG.
No final, Jaime Xavier conclama as entidades e os representantes do Poder Público para recuperar o tempo perdido.
“Ainda temos muitas condições de imprimir velocidade no desenvolvimento e recuperar o pódio. Executivo Municipal, Câmara Municipal, deputados, ACIG, CDL, OAB, SEBRAE/Gurupi, UNIRG, UFT, IFTO, maçonarias, igrejas, todos têm ‘culpa nos cartórios’. Tomara que tenhamos capacidade de abrir os ouvidos para ouvir e entender o grade grito que ecoa no horizonte gurupiense: SEGUUUUUUURA GURUPI! Porque se não, Cariri passará na frente!”, disse.
Confira abaixo a íntegra da opinião:
SEGUUUUURA GURUPI!!!!!!!
Todos nós sabemos que Gurupi já ocupou o segundo lugar no ranking do desenvolvimento tocantinense, “com reais condições de chegar ao topo”, porque quando foi criado o Tocantins, nossa Gurupi sonhou em ser capital. Hoje, infelizmente foi perdendo posições e não mais está no PÓDIO.
Como em toda competição, é inteligente e fundamental que os competidores, principalmente aqueles que estão perdendo, estejam sempre estudando os concorrentes. É sobre isso que estou tentando chamar a atenção nesse momento.
Palmas é capital e talvez por isso consideremos normal que deixe Gurupi para trás.
Lagoa da Confusão está se tornando potência econômica em função do grande potencial agro-pecuarista que tem.
Porto Nacional nos tirou a Distribuidora da Petrobras, abriga um parque industrial muito forte e continua crescendo , provavelmente por estar sabendo aproveitar a proximidade com a Capital.
Gurupi perder para cidades distantes, com algum tipo de vantagem natural, pode parecer normal, agora, o que pensar de perder pra Cariri? Por que será que algumas empresas estão preferindo se instalariam no município vizinho?
Por mais que Porto Nacional se torne forte, nunca será ameaça para Palmas, porque capital sempre terá as vantagens próprias das capitais. Entre Gurupi e Cariri é diferente, porque se não conseguir explorar as vantagens que ainda tem, Gurupi corre risco de perder muito.
Cariri é tão perto de Gurupi quanto o Distrito de Taquaralto é de Palmas. Seu município começa a poucos metros da área urbana de Gurupi, com a vantagem de ter quase vinte quilômetros de BR 153 desocupados, com energia elétrica e que se bem planejados atrairão muito mais empresas que nosso Distrito Industrial, além é claro de suas exigências tributárias serem consideravelmente menores. Se Taquaralto cresce é bom pra Palmas porque formam um município só. Entre Gurupi e Cariri é diferente porque Cariri é outro município. Na medida em que Gurupi vai se tornando apenas um ponto de apoio pro desenvolvimento de outros municípios, vai perdendo renda e importância na Região Sul também.
Parabéns a Cariri por estar sabendo aproveitar a oportunidade.
É claro que não está tudo perdido! Ainda temos muitas condições de imprimir velocidade no desenvolvimento e recuperar o pódio. Executivo Municipal, Câmara Municipal, deputados, ACIG, CDL OAB, SEBRAE Gurupi, UNIRG, UFT, IFTO, maçonarias, igrejas, todos tem “culpa nos cartórios” tomara que tenhamos capacidade de abrir os ouvidos para ouvir e entender o grade grito que ecoa no horizonte gurupiense: SEGUUUUUUURA GURUPI! Porque se não, Cariri passa na frente!