Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Pesquisas econômicas da CNC apontam avanços nos principais índices em dezembro
Cidades

Pesquisas econômicas da CNC apontam avanços nos principais índices em dezembro

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins21 de janeiro de 2019 - 10:282 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Em Palmas, o ano de 2018 fechou com índices subindo nos gráficos dos estudos realizados pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A PEIC – Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, ICEC – Índice de Confiança do Empresário do Comércio e ICF – Índice de Confiança das Famílias apresentaram aumento nos indicadores gerais em dezembro, motivado, principalmente, pelas festas de fim de ano e liberação do 13º salário.

por Redação


A ICF apontou o maior índice registrado em 2018 (97,1 pontos), totalizando um aumento mensal de 4,9% e anual de 3,6%. Isso significa resultados positivos, no ponto de vista das famílias, sobre a perspectiva profissional, a renda, o acesso ao crédito, o nível e a perspectiva de consumo e a avaliação sobre o momento ideal para compra de bens duráveis.

Já a PEIC revelou um crescimento de 1,3% no nível de endividamento do palmense, na comparação com o resultado de novembro, atingindo 69% dos entrevistados. Entre os endividados, 11,1% afirmam que possuem contas em atraso e 0,2% não terão condições de quitá-las em janeiro.

A média de tempo de atraso registrada foi de 47,4 dias e a parcela da renda comprometida com dívidas ficou em 32,6%. “Como aconteceu durante todo o ano de 2018, o cartão de crédito, o financiamento de carro e os carnês estiveram na lista das principais contas apontadas pelos palmenses”, comenta a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Dezembro também marca o mais alto índice na pesquisa que trata da confiança do empresário, atingindo 124,7 pontos. Comparado ao mês de novembro, a ICEC registrou um aumento de 5,4%. Já na relação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 14,3%.

Análise do presidente

Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, existe uma esperança de dias melhores em 2019. “Com base nos resultados dessas pesquisas, e com o que já temos visto no cenário tanto tocantinense quanto nacional, nossa expectativa é que haja uma retomada, mesmo que lenta, da economia de maneira geral. Acreditamos que, com isso, o país consiga voltar ao crescimento de forma satisfatória”, comentou o presidente.

Para ter acesso às pesquisas citadas nesta matéria, acesse https://bit.ly/2RHHtfJ .

Fecomércio Palmas
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Compras sem planejamento em hospital de Dueré; TCE encontra equipamentos de laboratório comprados há seis anos e ainda encaixotados

11 de março de 2026 - 16:05

Com meta de reunir até 600 ex-prefeitos, Associação é reativada no Tocantins para enfrentar “apagão de defesa” de ex-gestores

11 de março de 2026 - 15:13

Argentina concede refúgio permanente a condenado pelo 8 de janeiro

11 de março de 2026 - 10:57

Governo do Tocantins homologa licitação para construção do Câmpus da Unitins em Augustinópolis

11 de março de 2026 - 09:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.