Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 10 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Prefeitura e Sebrae anunciam eventos voltado a promover o potencial do turismo em Peixe
Cidades

Prefeitura e Sebrae anunciam eventos voltado a promover o potencial do turismo em Peixe

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de junho de 2017 - 19:017 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Projeto Amigos do Rio, aniversário de 122 anos, seminário “Um novo Olhar para o Turismo Equilibrado” com presença de renomados especialistas em turismo, temporada de praia e Festival Gastronômico, são alguns eventos agendados para acontecer neste ano em Peixe. “Durante 30 dias, no intervalo de 12 meses, a cidade tem a tradição da praia, mas restam 11 meses sem atividades de fomento ao turismo em um modelo que não traz qualidade de vida para população“, considera o prefeito da cidade José Augusto.

por Wesley Silas


A partir de amanhã a cidade de Peixe começa uma série de eventos para promover e valorizar as potencialidades do turismo da cidade.

De acordo com o prefeito da cidade, José Augusto Bezerra, o primeiro evento será a limpeza do Rio realizado por meio do Projeto Amigos do Rio que acontece neste domingo, 18. Em seguida iniciará a programação dos  122 anos de emancipação, comemorado no dia 20 de junho, e no dia 28 acontecerá o esperado seminário com o tema: “Um novo Olhar para o Turismo Equilibrado” promovido pela prefeitura e Sebrae com a presença de renomados nomes, dentre eles o espanhol Pere Muñoz e o secretário de Turismo de Porto Seguro (BA), Richard Alves e Cláudio Forner, especialista em Inovação e Desenvolvimento Regional.  Além do Sebrae e Prefeitura, o seminário tem apoio institucional do Comitê Estadual de Turismo por meio da Fecomércio e da Associação dos Secretários Municipais de Turismo.

“Uma parceria com o SEBRAE está viabilizando um sonho nosso que é incluir a cidade de Peixe dentro de um modelo sustentável de gestão no turismo”, José Augusto.

“Uma parceria com o SEBRAE está viabilizando um sonho nosso que é incluir a cidade de Peixe dentro de um modelo sustentável de gestão no turismo. Durante 30 dias, no intervalo de 12 meses, a cidade tem a tradição da praia, mas restam 11 meses sem atividades de fomento ao turismo em um modelo que não traz qualidade de vida para população. O que estávamos fazendo é o desmembrando dos eventos que estavam todos concentrados no mês de julho e estamos criando um estudo para que a partir de 2018 possamos ter, pelo menos seis grandes eventos”, disse José Augusto.

Para José Augusto, um caminho para que o turista tenha Peixe como destino será, em primeiro lugar, investir na infraestrutura da cidade e o envolvimento de todos para o aproveitamento das potencialidades naturais, como as Ilhas do Tropeço, Pesca esportiva e restauração da parte histórica da cidade.  

“São ideias que estamos começando a colocar em prática. Para isso necessita do comprometimento dos comerciantes da cidade, dos empreendedores do turismo da parte de hotelaria e da comunidade geral de Peixe. Então, este seminário é para discutir o turismo equilibrado e ao mesmo tempo será uma forma de darmos um grito para chamar toda população local e da região para integrar este projeto, onde o ponto máximo deste chamamento será o seminário que será realizado no dia 28 de junho”, disse.

Cláudio Forner, Omar Hennemann e José Augusto.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Hennemann, não esconde o entusiasmo para capitalizar as diversas potencialidades do turismo equilibrado no município de Peixe.

“Vamos debater o turismo equilibrado e por isso é que o seminário vai se chamar “Um novo olhar sobre o Turismo Equilibado”. Para isso, estamos trazendo o que tem de melhor disponível nesta área, sendo um deles o palestrante espanhol Peres Muñoz Perugorria, que tem grande experiência em turismo e já foi secretário das Ilhas Baleares na Espanha e também ajudou pensar Barcelona com tantos atrativos. Também teremos a participação do Richard Alves que é secretário de Turismo de Porto Seguro (BA) que foi convidado por ser um mestre no turismo. Além deles terá a participação do consultor do Sebrae e da Prefeitura que vai pensar Peixe, que é o Claudio Forner; considerado o cara da inovação e do desenvolvimento regional”, explica Omar Hennemann. “O Peres Muñoz já implantou em sua empresa uma metodologia própria para projetos turísticos em 54 cidades do mundo e uma delas vamos pensar em Peixe”, reintera.

 De acordo com Omar, o público do seminário será prefeitos das cidades com característica turística, secretários Municipais de Turismo, formadores de opinião, imprensa e a comunidade de Peixe.

“Vamos colocar um holofote em cima de Peixe para dizer que a cidade está dentro deste circuito para discutir o turismo no Tocantins.  A pegada o Zé Augusto é diferenciada, porque ele tem uma cabeça boa e nos agrada muito quanto Sebrae e tem deixado transparecer muita boa vontade de fazer a coisa acontecer”, disse.

 Festival Gastronômico

Outra parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Peixe será a mudança no conceito do Festival Gastronômico de Peixe que neste ano terá investimento de peso na infraestrutura e nas atrações culturais e gastronômica.

“Iniciamos um estudo para fazer um tombamento da parte histórica da cidade para termos uma facilidade maior para conseguir recursos”, José Augusto.

“Vamos anunciar no seminário algumas coisas, dentre eles vai ser o festival Gastronômico de Peixe e quem será o convidado especial que poderá ser o Edu Guedes ou Olivier Anquier. Também será anunciado a temporada de praia e para isso já preparamos todo material. O  Sebrae é parceiro porque nos cabe desenvolver os pequenos negócios e turismo é considerado pequeno Negócios”, disse Omar.

De acordo com José Augusto, neste ano o festival terá a participação de grandes músicos da MPB e uma renomada banda nacional de sertanejo.

“O nosso festival gastronômico terá a peculiaridade de ser de pescado de água doce e será desenvolvido em parceria com o Sebrae.  Esperamos que este festival, em pouco tempo, não esteja concorrendo, mas esteja fazendo parte do calendário assim como o festival de Taquaruçu. Para isso já estamos organizando atrações de nível nacional que será realizado no mês de outubro”, disse o prefeito.

 Projeto Amigos do Rio

Projeto “Amigos do Rio.

De acordo com José Augusto, o projeto Amigos do Rio está previsto para iniciar às 06h da manhã deste domingo, 18, e tem 200 pessoas e 50 barcos que irão fazer uma varredura e, ao mesmo tempo irá divulgar a temporada da praia e conscientizar os turistas e donos de ranchos para que no mês de julho o rio não se torne um empreendimento poluidor em Peixe.

“A limpeza do rio acontece durante um período de seis dias em comemoração ao aniversário da cidade e vamos fazer uma séria de atividades que serão direcionadas ao público local e inicia no dia 18 com o Amigo do Rio que é um projeto que foi criado pela ex-prefeita que teve muito sucesso e, como temos o comprometimento de manter tudo que deu certo na gestão anterior”, disse.  

Pesca predatória

A pesca predatória é uma preocupação que compromete o futuro do projeto de transformar economicamente o município por meio do turismo equilibrado. Para que isso não aconteça, há necessidade os ribeirinhos, donos de ranchos e demais pescadores tenham consciência sobre o risco de extinção de várias espécies de peixe.

“Temos um projeto para implantação de tanques-redes e de um outro que é chamado Sisteminha promovido pelo Sebrae e pretendemos implantar no segundo semestre de forma que o peixe criado será direcionado para o consumo e o peixe nativo do rio vai ser utilizado, única e exclusivamente, para o pesque e solte pois gera mais riqueza do que o consumo”, disse José Augusto.

José Augusto Omar Antonio Hennemann Prefeitura de Peixe Sebrae Turismo
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

Circuito Tocantinense da Pesca deve injetar R$ 50 milhões na economia e consolidar Estado como polo nacional do turismo de pesca

9 de março de 2026 - 17:52

Justiça anula venda ilegal de casa do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Talismã

9 de março de 2026 - 15:04

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Motorista morre em colisão frontal na BR-153 entre Gurupi e Cariri, no sul do Tocantins

8 de março de 2026 - 18:33
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.