Acompanhada pela Federação do Atletismo do Estado do Tocantins, a primeira Corrida da Amizade da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) realizada na manhã deste domingo, 16, contou com a presença de crianças, adolescente, jovens e adultos de Gurupi e de outras cidades e devido ao sucesso do evento, a organização do evento conseguiu emplacar o evento dentro do calendário esportivo do município.
por Redação
A Primeira Corrida da Amizade ACIG, teve início às 7 da manhã, com a categoria infantil (1 KM) e em seguida a categoria adulto de 5 e 10 KM, masculino e feminino. O presidente da ACIG, Adailton Fonseca fez questão de agradecer a todos os envolvido na organização da corrida da Amizade e disse que o objetivo de aproximar a entidade com a sociedade foi cumprido.
– Agradecemos a toda Equipe ACIG: Gislane Soares, Roberta Rodrigues, Aline Marques e Dayana Gomes pelo empenho. Agradecemos ainda a todos os parceiros, patrocinadores e corredores pela confiança. Gostaria ainda de agradecer a toda Diretoria da ACIG pela participação e especialmente ao grande responsável pelo evento, nosso vice-presidente Marcelo Dominici.
A Corrida da Amizade contou com a parceria do Sesi Gurupi que auxiliou na estrutura, distribuição das medalhas e kits frutas para aos participantes, além das premiações. Na ocasião, a Supervisora de Produção de Saúde do SESI Gurupi, Kamilla Souza, falou sobre a iniciativa da ACIG em realizar a primeira corrida.
– Quero parabenizar a ACIG pela iniciativa de promover um evento esportivo para Gurupi, evidenciando o objetivo da qualidade de vida e adoção ao estilo de vida saudável. Pela primeira vez ACIG e SESI foram parceiros na idealização de um evento. A ACIG teve a iniciativa e valorizou a experiência que o SESI tem na organização dessas ações, nos convidando para sermos parceiros. Tanto ACIG quanto o SESI conseguiriam vestir a camisa para fazer do evento um sucesso. Parcerias assim só tem a somar, pelo fato de pensar na cidade e em ações que promovam estilo de vida saudável e qualidade de vida, por meio da prática de atividades físicas.
Destaques
Na categoria geral masculino 5 KM, teve-se como ganhador o atleta Valdivan da Silva Barros, com o tempo de 16 min e 39 s. Ele ressaltou a importância da organização do evento feito pela ACIG.
– Foi uma prova muito boa, muito bem organizada e Gurupi precisa desse tipo de evento para estar despontando grandes atletas e que venha acontecer mais vezes, porque com certeza, irá atrair muito mais atletas.
A ganhadora da categoria geral feminina com o percurso de 10 KM, Juliana Pereira da Silva de Ceres – GO, disse que estar muito feliz com o resultado, porque era o seu objetivo. Ela fez uma ressalva breve sobre o incentivo ao esporte.
– É muito bom esse incentivo a juventude, a saúde e ano que vem estarei presente novamente.
Mário Pillar, associado da ACIG, participou da prova de 10 KM.
– É muito divertido e prazeroso, a gente participar de eventos desta natureza. Estamos incentivando o esporte e a saúde também. Tenho um grande prazer em fazer parte da Diretoria da ACIG, que é uma entidade que está evoluindo e melhorando a cada ano e esperamos que esse tipo de evento possa ser feito todos os anos.
Avaliação
Os organizadores consideraram que o evento aconteceu de forma tranquila e conseguiu reunir cerca de 100 atletas competindo em suas respectivas categorias e mais familiares, amigos, comissão organizadora e autoridades como: a gerente do SESI GURUPI, Núbia Almeida e Antônio Carlos Barbazia (Pakalolo), chefe de Gabinete e Secretário de Juventude e Esportes do município.
O empresário e vice-presidente da ACIG, Marcelo Dominici, considerou que por ser a primeira corrida organizada pela entidade os erros foram mínimos, mas que nas próximas edições serão corrigidos.
– Essa prova entrou no calendário esportivo da cidade de Gurupi. Tivemos a participação da Federação do Atletismo do Estado do Tocantins que fez a arbitragem. Foi uma prova muito bem frequentada, atletas amadores, profissionais tanto do público masculino quanto feminino fizeram parte, tínhamos categoria infantil, então, no meu ponto de vista a organização caprichou bastante, acredito que todos que participaram ficaram satisfeitos, o nosso objetivo principal.
As categorias gerais serão disponibilizadas abaixo, já as categorias por idade poderão ser conferidas abaixo:
INFANTIL (1 KM GERAL)
1 – Arthur de Sousa
2 – Guilherme Rodrigues
3 – Manuela Rabelo
4 – Lucas Daniel Fonseca
5 – Gabriel Henrique de Morais
INFANTIL ( 1 a 12 anos) MASC;
1 – Carlos Eduardo Rodrigues
2 – Vitor Franzo
3 – Riquelme Mendes
4 – Guilherme Souza
5 – Olavo Cavalcanti
INFANTIL ( 1 a 12 anos) FEM;
1 – Thayanne Moura
2 – Ana Sofia Prado
3 – Clara Evangelista
4 – Carolina Evangelista
ADULTOS (5 KM GERAL) MASC;
1 – Valdivan da Silva Barros
2 – Josué Teixeira Feitosa
3 – Sindelmar Cerqueira da Silva
ADULTOS POR IDADE 5 KM MASC; (13 a 30 anos)
1 – Arthur Rander de Lima Duarte
ADULTOS POR IDADE 5 KM MASC; (31 a 50 anos)
1 – Clezio Tavares dos Santos
ADULTOS POR IDADE 5 KM MASC; (51 a 75 anos)
1 – Alexandre Humberto Rocha
ADULTOS (5 KM GERAL) FEM;
1 – Cremilda Costa Botelho
2 – Geovanna Santos Queiroz
3 – Monica Rodrigues Silva
ADULTO POR IDADE 5 KM FEM; (13 a 30 anos)
1 – Celene Pereira da Silva
ADULTO POR IDADE 5 KM FEM; (31 a 50 anos)
1 – Maria de Fátima Arruda
ADULTO POR IDADE 5 KM FEM; (51 a 75 anos)
1 – Ana Cluza Orgaratto Custódio
ADULTOS (10 KM) GERAL MASC;
1 – Vagno Silva do Carmo
2 – Leandro Santos Silva
3 – Júlio César dos Anjos Leitão
ADULTOS POR IDADE 10 KM MASC; (13 a 30 anos)
1 – Raimundo Nonato Cerqueira dos Santos
ADULTOS POR IDADE 10 KM MASC; (31 a 50 anos)
1 – Anderson Barros Arraes
ADULTOS POR IDADE 10 KM MASC; (51 a 75 anos)
1 – João Paulo Leal Marinho
ADULTOS (10 KM) GERAL FEM;
1 – Juliana Pereira da Silva
2 – Leia Carneiro Matos
3 – Adriana Reis Silva Sousa
ADULTOS POR IDADE 10 KM FEM; (31 a 50 anos);
– Ana Carolina Fagundes da Silva Martins
As categorias femininas de 13 a 30 e de 51 a 75, não tiveram ganhadoras.