A notícia de que o procurador do Ministério Público Eleitoral do Tocantins, Álvaro Manzano, pediu para que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, casse o diploma dos deputado estadual Jair Farias (MDB) está repercutindo nos bastidores da política gurupiense, pois há a possibilidade do Secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, assumir a vaga, caso TRE casse o mandato de Jair.
Da Redação
Segundo o site Agência do Tocantins, o procurador eleitoral acredita que nas movimentações da conta de campanha do deputado nas eleições de outubro de 2018, tenha entrado R$ 600 mil do Fundo Especial de Financiamento para candidaturas femininas. “O recurso não pode ser aplicado em campanhas masculinas; a regra está prevista no artigo 10 parágrafo 3° da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), mesmo assim Jair Farias teria recebido o recurso, que pela lei vigente ele se torna torna ilegal. É o que entendeu a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) ao pedir a cassação do mandato”, relata o site Agência do Tocantins.
Caso Farias seja cassado, o suplente Gutierres Torquato (PSDB), que hoje é Secretário Municipal de Saúde de Gurupi, poderá assumir a cadeira do legislativo tocantinense. Gutierres disputou as eleições do ano passado para deputado estadual e obteve 13.874 votos, ficando como primeiro suplente.