Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 19 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Queimadas podem ser denunciadas por meio do Whatsapp Ambiental
Estado

Queimadas podem ser denunciadas por meio do Whatsapp Ambiental

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins31 de agosto de 2019 - 14:413 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Cidadão pode fazer a denúncia no 99988-0030. O Whatsapp Ambiental estará ativo a partir do dia 01º de setembro

por Thuanny Vieira 

No intuito de intensificar as ações do Governo do Tocantins no combate as queimadas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lança mais um meio de comunicação para fazer denúncias de crimes com fogo, o Whatsapp Ambiental. O canal estará disponível a partir do dia 01º de setembro, no número 99988-0030 e tem como objetivo dar celeridade nas ações de combate.

Para melhor uso do canal, o cidadão deve estar atento a todas as informações prestadas. Para validação da denúncia tem que enviar fotos ou vídeos, horário em que viu o incêndio ou flagrante, descrição da cena e o local exato. Todas essas informações serão compiladas e enviadas ao Corpo de Bombeiros para atuação imediata. O Whatsapp Ambiental ficará disponível durante todo o período de estiagem.

Ações

A Semarh, desde o mês de junho vem realizando um trabalho de prevenção, educação e fiscalização ambiental junto ao Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) que contabiliza até o momento mais de 2.141 visitas a propriedades rurais dos municípios ranqueados com maior número de focos de calor no ano anterior. Ao todo foram 19 municípios visitados.

O Comitê do Fogo, além de cadastrar as propriedades rurais leva informações sobre mecanismos de prevenção acerca do manejo do solo e da construção de aceiros, bem como do uso legal do fogo e das possíveis aplicações das leis para a repressão às atitudes irregulares.

O Governo do Tocantins por meio da Defesa Civil Estadual capacitou mais de 500 brigadistas contratados pelos 64 municípios que solicitaram apoio do órgão e atuam diretamente no combate aos focos de incêndio em diversas regiões do estado. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a contratação de 60 brigadistas para atuação nas Unidades de Conservação (UC) do Tocantins.

No início do mês de agosto, as ações de combate ganhou reforço com a entrega de veículos e equipamentos cedidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública ao Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, que incluem três caminhões auto bomba tanque florestal (ABTF); três caminhonetes; vestuário próprio; desencarcerador; bomba flutuante; pranchas rígidas de polietileno; equipamento para motociclistas; luvas táticas e para rapel; kit cilindro oxigenoterapia; ressuscitante; mochilas táticas de salvamento e mochilões; e sacos de dormir.

Além dos veículos terrestres, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) empregou no combate ao fogo, o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de diversos equipamentos. Atualmente há equipes do Corpo de Bombeiros, da brigada do Naturatins, do Prevfogo Ibama e das brigadas municipais combatendo fogo em parques, áreas indígenas e nos municípios do estado.

Naturatins Queimadas tocantins
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa assina ordens de serviço para obras do câmpus da Unitins em Augustinópolis e da rodovia TO-010 em Araguatins, nesta quarta-feira, 22

19 de abril de 2026 - 16:41

Farm Day Fazendão: Lideranças da Direita e Centro-Direita debatem sucessão presidencial e criticam gestão federal

18 de abril de 2026 - 14:54

Ao lado de Caiado e Laurez, Carlesse reforça palanque e projeta embate pela vaga senatorial

18 de abril de 2026 - 12:53

Cúpula do PSD se reúne em Gurupi para alinhar discursos e tentar consolidar liderança no Tocantins

17 de abril de 2026 - 17:42

Vem aí: com garanhão Inquestionável em ascensão, Monte Sião Haras sinaliza novo projeto “Amigos do Reino”

17 de abril de 2026 - 16:33

Cariri recebe selo nacional de alfabetização e se destaca entre os municípios do Tocantins

16 de abril de 2026 - 23:00
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.