Por Wesley Silas
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou, em 30 de janeiro, a proposta para audiência pública referente à concessão da Fico/Fiol (Ferrovia de Integração Centro-Oeste/Oeste-Leste). Essa proposta indica a possível reconfiguração do traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que deixará Figueirópolis (TO) fora do percurso em favor de Mara Rosa (GO). Isso destaca a necessidade urgente de fortalecer o Pátio Multimodal de Gurupi, cujo potencial permanece subutilizado desde 2016, quando a empresa Porto Seco Centro Oeste recebeu autorização para operação, mas não conseguiu. No entanto, o Fazendão Agronegócio desde o ano de 2023 deu exemplo e começou investir R$ 45 milhões em Polo de Cargas em área privada em frente a Concessionária Porto Seco Centro Oeste
O projeto da Fiol atravessa os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, conectando-se à Ferrovia Norte-Sul e à FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), além de continuar sua ligação com a Fiol 1, licitada em 2020.
Com investimentos previstos de R$ 14 bilhões, a concessão inclui a construção de um segmento de 838 quilômetros entre Correntina (BA) e Mara Rosa (GO), com um custo estimado de R$ 12 bilhões, excluindo Figueirópolis do traçado.
Originalmente, havia a expectativa de que o trecho entre Ilhéus e Caetité estivesse ativo até janeiro de 2013, estendendo-se até Barreiras em 2014 e alcançando Figueirópolis em 2015. Contudo, o traçado foi alterado para o norte de Goiás, 200 quilômetros além.

No Pátio Multimodal de Gurupi, conforme edital de agosto de 2017, a empresa responsável teria um ano a partir da publicação no DOU do contrato para ativar pelo menos um terminal, transportando no mínimo 294.000 toneladas anuais, com aumento para 500.000 toneladas no segundo ano. Adicionalmente, atividades como hotéis, restaurantes e similares são proibidas na área de concessão, garantindo foco nas operações logísticas.