“A percepção de segurança da nossa Cidade é responsabilidade de todos nós e precisa melhorar. Não mediremos esforços para colaborar com o aumento do índice de segurança em Palmas.”, frisou Amastha.
Na oportunidade, o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, destacou a constante presença de guardas municipais em logradouros públicos, resultando no incentivo à ocupação dos espaços pela população. “Percebemos que nossas praças estão sendo mais visitadas e isso indica que nosso trabalho tem transmitido mais tranquilidade para cada cidadão ocupar os espaços na Cidade”, disse o secretário.
Os três programas lançados contam, em média, com 60 câmeras instaladas em diversos pontos da Capital. O sistema integrado de troca de imagens e informações vai intensificar o trabalho, realizado em conjunto, de agentes de trânsito e guardas municipais.
O lançamento dos três programas contou, ainda, com a presença do Coronel Edgard Santos da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos (SESGE). “Estamos aqui para contribuir com a nossa experiência para que Palmas possa realizar os Jogos Mundiais Indígenas, que deve ser tratado com a mesma seriedade de outros eventos esportivos já realizados no Brasil, como a Copa do Mundo. Vamos trabalhar de forma uníssona e integrada para contribuir com o êxito dos Jogos”, declarou coronel Edgard Santos.
Segurança no trânsito e transporte
De acordo com a SMAMTT, câmeras serão colocadas em pontos estratégicos na cidade no intuito de reconhecer automaticamente placas de veículos roubados, clonados ou com outras queixas. “Essa medida visa colaborar não só com a segurança viária, mas com a segurança pública como um todo”, ressaltou o titular da SMAMTT, Christian Zini.
Além disso, a Secretaria também vai organizar os transportes alternativos, mapeando as rotas. O intuito é colaborar com a segurança desse tipo de transporte, fazendo com que o passageiro que chega a Palmas tenha locais seguros e organizados para o desembarque.
A SMAMTT conta com oito viaturas utilizadas para o trânsito e cada uma conta com quatro câmeras, somando um total de 32. As imagens são utilizadas para apoio nas abordagens e fiscalização no trânsito.
Serão instaladas também cerca de quatro câmeras em cada estação de ônibus, cinco câmeras nas entradas e saídas da cidade e mais dez câmeras distribuídas em pontos estratégicos da Capital.
Programa Guarda Quarteirão
Na área preventiva, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil está desenvolvendo o “Guarda Quarteirão”, que dará suporte operacional ao programa ‘‘Crack, é possível vencer”, uma iniciativa do Governo Federal. Inicialmente que conta com adesão de vários municípios brasileiros. O projeto vai ser executado na região Norte, nas quadras da 303, 305, 307 e 407 Norte, e na Região Sul, no Jardim Taquari, monitorando 24 horas ruas de grande fluxo como T-20 e T-30.
O programa contará, ainda, com microônibus, que possui equipamento de monitoramento de alta tecnologia. São quatro câmeras externas e uma colocada na parte superior do veículo, fixada em um mastro, cuja altura é de 18 metros. A aquisição se deu por meio de convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pelo Programa “Crack, é possível vencer”.
“Descentralizamos os programas, realizando ações que visam não só à segurança, mas promovendo medidas educativas, em parceria com a Secretaria de Educação, a exemplo do guardião escolar. Além disso, estamos em diálogo constante com a população para que todos auxiliem na identificação das áreas mais vulneráveis”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana.
Proteção e Amizade
A Segurança Pública também é foco do Programa ‘Proteção e Amizade’, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Uma das ações do Programa será o Projeto Guardião Mirim, que será executado inicialmente em nove unidades escolares.
O Programa contará ainda com a Escolinha de Música, que funcionará nas dependências do Quartel da Guarda Metropolitana, e a Banda de Música, que funcionará nas ETIs Pe. Josimo Tavares e Eurídice Ferreira de Mello.
O intuito é promover ações de fomento à cultura, bem como a prevenção de ocorrências dentro das unidades educacionais e da Rede Municipal da Educação, englobando projetos de prevenção à violência.