Um dos faltos interessantes que aconteceu com a vinda do governador Marcelo Miranda a Gurupi durante a entrega de revitalização e pavimentação asfáltica realizado pelo Governo do Tocantins no Parque Agroindustrial de Gurupi (Paig) foram as cobranças da pavimentação da TO-365 e da T0-500 que liga o Tocantins ao Estado do Mato Grosso.
“Nós temos aqui do lado a TO-365 que tão é necessária para o desenvolvimento desta região até o trevo da Praia ligando Ipueiras. É uma rodovia toda dentro do município de Gurupi e muito importante para uma região esquecida e tenho certeza que está rodovia sairá como já foi afirmado sai dentro deste mandato”, defendeu o presidente da CDL, Adailton Fonseca.
No orçamento do Estado
Em seguida o goverandor Marcelo Miranda se comprometeu em realizar a obra e lembrou que por iniciativa do deputado Mauro Carlesse foi incluída no Orçamento do Estado para 2016 a pavimentação da TO-365 até Ipueiras passando pelo Trevo da Praia e que o governo “está buscando recursos junto ao BIRD para viabilizar a obra”, disse o goverandor.
Travessia da Ilha do Bananal
O consultor de Transporte e Meio Ambiente, José Rubens Mazzaro, aproveitou para cobrar celeridade do projeto da TO-500 que liga os estado do Tocantins com Mato Grosso e teve como interlocutor o representante da CDL no pedido ao governador.
“Peço a deputada Josi e ao deputado Mauro Carlesse e toda gestão política que defendam esta rodovia que liga o Tocantins ao Mato Grosso via Ilha do Bananal, poi e sabemos que a interferência tem que ser junto aos Estadual, Governo Federal, ao Ibama e os diversos órgãos ambientais. Esta obra será a redenção econômica da região sul do Estado. Temos também o pátio da Ferrovia que também precisa de gestão política para que aconteça, assim como a reforma e ampliação do aeroporto municipal que também é uma obra federal que precisa de gestão política”, disse Fonseca.
No início deste mês durante um evento em Gurupi Rubens Mazzaro lembrou que há 17 anos ele luta para a realização dos 90 quilômetros da rodovia que liga o Tocantins ao Mato Grosso e que todos ganharão com ela, seja a comunidade indígena que terá oportunidade de melhor qualidade de vida por meio do turismo sustentável, assim como os dois Estados que terão oportunidade de transformar a economia de muitas cidades por meio da logística de transportes rodoviário e ferroviário.
“Em Mato Grosso tem 26 municípios do tamanho de Formoso do Araguaia que vai despejar tudo que produzir aqui em Gurupi. Lá eles não têm concessionária de automóveis, não têm retífica de motores, não têm calcário, não têm grandes supermercados e não têm universidades. E nós temos poderemos oferecer tudo isso para eles”, explicou Mazzaro.
Melhorias no PAIG
O distrito agroindustrial de Gurupi foi criado pela Lei Municipal nº 732/88 e Decreto nº 031/90 e está localizado na BR 153, saída para o município de Aliança. Com uma área total de 1.801.486,59 m², o parque conta com 41 empresas instaladas que, juntas, geram atualmente 1.432 empregos. As obras de revitalização e pavimentação entregues nesta segunda-feira compreendem serviços de recuperação asfáltica do trevo de acesso, eixo principal e vias primárias, com 65.893,56 m² de extensão; e pavimentação asfáltica nas vias secundárias 09, 10 e parte da 03, com 31.920,30 m² de extensão. O serviço foi executado pela empresa Técnica Viária Engenharia e Construções LTDA.
Por sua vez, a ordem de serviços para obras de rebaixamento da rede de energia elétrica no Paig prevê a construção de 697 metros de Rede de Distribuição Urbana de Alta Tensão (RDU-AT) e 1.272 metros de Rede de Distribuição Urbana de Baixa Tensão (RDU-BT), com instalação de dois postos de transformação para atender as empresas no parque. O valor do investimento está estipulado em R$ 180.582,96, e a obra será executada pela empresa Construtora e Empreendedora Nacional.