A delegação tocantinense viajou, na manhã desta quinta-feira, 27, para São Paulo, onde participará no dia 31 de dezembro, às 9h, da 94ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. A previsão é que o grupo, que se reuniu em frente ao Palácio Araguaia, em Palmas, chegue à capital paulista na sexta-feira.
por Redação
O presidente da Associação Palmense de Corredores de Rua (APCR), Luiz dos Reis, contou que desde 1995 há uma parceria entre o Governo do Tocantins e os corredores que participam da São Silvestre. “Hoje o Tocantins é o único Estado da Federação que contribui para que seus atletas participem da disputa. Sem o apoio do Estado fica inviável esse deslocamento”, disse.
Luiz dos Reis destacou que, independente dos resultados da prova, participar da São Silvestre traz estímulo aos atletas.
Maria Divina Silva Amorin participará da sua primeira São Silvestre. “Eu comecei a caminhar em dezembro de 2017. Em fevereiro deste ano, iniciei a corrida em um grupo de Araguaína e, com dez meses de treino, fui encorajada a participar da São Silvestre. Estou muito feliz com o os resultados, hoje faço o quilômetro em quatro minutos e meio”, contou.
A corredora Ilza Barbosa Ferreira Madalena, de 45 anos, já participou de mais de 20 edições da São Silvestre. A atleta, que distribui corações confeccionados em cartolina com frases de incentivo por onde passa, disse que o objetivo não é a disputa. “Eu levo alegria, amor, paz. Este é o meu propósito na vida, onde quer que eu vá, levar a palavra de Deus, um ombro amigo. Nos corações que distribuo, além das frases, fica o meu número de telefone e as pessoas sempre retornam”, contou a corredora, que está levando mais de dois mil corações para São Paulo.
O superintendente de Esportes e Lazer, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Salim Milhomem, esteve durante o embarque do grupo para desejar boa sorte aos 47 atletas que representarão o Tocantins na corrida. A delegação conta com o apoio da Seduc, que disponibilizou o transporte.