Durante a abertura a atriz Iva de Oliveira conduziu o público com uma narrativa mescla de declamação de poesia e contação de história, acompanhada por Paulo Vieira e Mônica Soares que cantaram a música tema do Salão do Livro. Completando a apresentação crianças dançavam no palco enquanto a Orquestra Sinfônica da Secretaria da Educação (Seduc) era regida por seu maestro.
O secretário da Cultura, Melck Aquino, ressaltou a diversidade cultural do Tocantins e o processo de resgate da autoestima do povo tocantinense.
![Abertura-Salão-2 Secretário da Cultura ressalta resgate da cultura tocantinense durante abertura do 9º Salão do Livro e da 11ª Fecoarte Abertura-Salão-2 Secretário da Cultura ressalta resgate da cultura tocantinense durante abertura do 9º Salão do Livro e da 11ª Fecoarte](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Abertura-Salão-2.jpg)
“Nosso estado é amplamente rico, seja por riquezas naturais ou pela diversidade cultural. Um Estado de raízes indígenas e quilombolas, onde a cultura dialoga com todas as linguagens artísticas. Mesmo num momento de crise estamos driblando as adversidades com criatividade”, disse o gestor que finalizou sua fala parafraseando Gonzaguinha, “Eu sei que o Tocantins podia ser bem melhor e será”.
![Abertura-Salão-1 Secretário da Cultura ressalta resgate da cultura tocantinense durante abertura do 9º Salão do Livro e da 11ª Fecoarte Abertura-Salão-1 Secretário da Cultura ressalta resgate da cultura tocantinense durante abertura do 9º Salão do Livro e da 11ª Fecoarte](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Abertura-Salão-1.jpg)
Um dos maiores projetos e mais importantes de sua gestão, foi assim que o governador Marcelo Miranda definiu a realização do Salão do Livro, ressaltando a importância desta edição acontecer simultaneamente a Fecoarte. “Esse é um momento muito esperado para o nosso povo, um momento de difusão cultural, sinônimo de um governo mais perto de todos, que esse ano trás o regionalismo como estratégia de desenvolvimento”, afirmou, o gestor que agradeceu a todos os envolvidos pela concretização do evento e convidou os presentes a “dar asas à imaginação e adentrar no mundo encantado que só a leitura pode proporcionar”.
O secretário da Educação Adão Francisco ressaltou a importância econômica e cultural da realização dos eventos. “O Salão do Livro é um instrumento que agrega muito ao desenvolvimento do estado, tanto no campo educacional, cultural e mercadológico, além de gerar renda durante sua realização”, declarou.
![Abertura-Salão-3 Secretário da Cultura ressalta resgate da cultura tocantinense durante abertura do 9º Salão do Livro e da 11ª Fecoarte Abertura-Salão-3 Secretário da Cultura ressalta resgate da cultura tocantinense durante abertura do 9º Salão do Livro e da 11ª Fecoarte](http://www.atitudeto.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Abertura-Salão-3.jpg)
Um dos homenageados da noite, Tião Pinheiro, declamou um de seus poemas, após receber a placa de homenageado, das mãos do governador Marcelo Miranda. A abertura seguiu com a palestra do escritor Augusto Cury e show do cantor Fagner.