Cerca de cinco quilômetros foram percorridos, reunindo nove instituições de segurança pública que se revezaram no carregamento da Tocha até a sede do Corpo de Bombeiros Militar.
Por Luiz Henrique Machado
Cerca de 160 atletas participaram da 14ª Corrida da Tocha, abrindo oficialmente a programação do Dia Nacional dos Bombeiros, celebrado em 02 de julho. A corrida aconteceu na manhã desta sexta-feira, com largada no Palácio Araguaia. O evento reuniu oito instituições ligadas à segurança pública, além do Corpo de Bombeiros Militar, que é o organizador.
A Tocha, símbolo máximo das competições esportivas, fez o percurso da corrida revezando entre as instituições participantes. Começou com o grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, que foi até ao final do primeiro trecho, na Avenida JK. Nos demais trajetos, ela esteve com o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Polícia Rodoviária Federal, Sistema Penitenciário da Secretaria de Cidadania e Justiça, Guarda Metropolitana de Palmas e Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CEMIL).
Por onde passou, a Tocha atraiu a atenção de quem estava por perto, na lojas, nas ruas ou nas calçadas. E não foi apenas o símbolo esportivo que ganhou as ruas. Diversas viaturas institucionais formaram um comboio que também fizeram parte do evento, com as sirenes características rompendo o silêncio da manhã.
A inspetora Letícia Bordin, da Guarda Metropolitana de Palmas, correu no evento pela primeira vez, e revelou a emoção de fazer parte de uma prova tão tradicional em Palmas. “Fiquei feliz, pois é um momento de união das forças de segurança pública. É muito gratificante e eu correria mais uns 20 quilômetros”, disse.
O tenente coronel Geraldo da Conceição Primo, organizador da Corrida da Tocha, destacou a união das instituições para participarem do evento. “Foi um número bem expressivo e estamos satisfeitos com a integração das forças de segurança. É uma corrida nos padrões militares em que cada grupamento executa canções e seus gritos de guerra, com muita vibração. Isso gera um espírito esportivo e uma competição saudável”, destacou o tenente coronel.
A sede do comando do Corpo de Bombeiros Militar foi o ponto de chegada. Tocha e atletas foram recebidos pelo vice-governador Wanderley Barbosa e pelo coronel Leandro Reginaldo, comandante geral da instituição.
“O governo do Tocantins se sente orgulhoso com essa organização, e com a capacidade do Corpo de Bombeiros Militar de promover esse evento e essa união das forças de segurança”, afirmou o vice-governador.
Para o coronel Leandro, “esse é um momento muito especial para o Corpo de Bombeiros, pois a Corrida da Tocha celebra a confraternização da segurança pública e marca a nossa semana em comemoração ao Dia dos Bombeiros Militares. E aproveitamos para convidar a população para estar amanhã em nossa sede, para prestigiar a nossa tradicional Corrida do Fogo, que começa às 19h”.
O encerramento da Corrida da Tocha foi marcado pelo tradicional banho em conjunto, quando todos os participantes receberam uma chuveirada com o caminhão dos bombeiros, se refrescando e brindando mais um grande momento esportivo e de integração das instituições de segurança pública.
Créditos: Governo do Tocantins
Legendas:
Foto 01 – Bombeiros Militares e a Tocha na corrida que marca a abertura da programação do Dia Nacional dos Bombeiros
Foto 02 – Diversas instituições do setor de segurança pública se uniram ao Corpo de Bombeiros Militar para participar da Corrida da Tocha
Foto 03 – O vice-governador Wanderley Barbosa acende a tocha com os coronéis Leandro Reginaldo e Farias, do Corpo de Bombeiros Militar
Foto 04 – Coronel Leandro Reginaldo e o vice-governador Wanderley Barbosa recebem os participantes da Corrida da Tocha