O problema da Concessão da BR-153 administrada pela Galvão Engenharia, que se arrasta desde 2014, tem sido pautado em várias matérias publicadas no Portal Atitude. Nos últimos dias nossa reportagem tem ouvido posicionamentos do DNIT e ANTT e dos representantes do Tocantins no senado Federal, no caso, Senador Ataídes Oliviera (PSDB) e na Câmara Federal, a deputada Josi Nunes (PMDB).
por Wesley Silas
O abandono de boa parte dos representantes políticos da região Sul tem sido exaustivamente criticado pelas pessoas que enxergam e vivem problemas da região e hoje sentem que apenas foram usadas para eleger deputados e senadores de véspera de eleição. No entanto, os únicos que são vistos em defesa desta região sul não passa de três ou quatro nomes, dentre eles destacamos o senador Ataídes Oliveira (PSDB), a deputada Josi Nunes (PMDB) e na Assembleia, o deputado e presidente daquela Casa Mauro Carlesse (PHS). Apesar de estar em seu primeiro mandato, Carlesse tem se destacado, não só por ter conseguido ser o primeiro parlamentar desta região na Presidência da Casa, mas, também por ser um nome que defende a região. Um exemplo aconteceu no final do ano passado quando ele chegou a convocar as forças políticas e empresariais da região Sul do Tocantins para efetivação de emendas que visavam pavimentação em vias pública de Gurupi, obras na TO-481 que liga Dueré a Capão de Côco, Construção dos Terminais Rodoviários de Gurupi e Cariri, arquibancadas do Estágio Resendão e melhorias na infraestrutura da TO-365, ligando Gurupi a Ipueiras.
Duplicação da BR 153
A quantidade de elefantes brancos espalhados no município de Gurupi provoca sentimento supersticioso de que há no município “cabeças de jumentos enterradas”, expressado no jargão popular do folclore brasileiro. Motivos dessas descrenças são decorrentes da crise econômica que, provavelmente, seria minimizada caso estivessem concluídas obras inacabadas e as que ainda não saíram dos projetos como a travessia urbana da BR-153, a operacionalização do pátio da ferrovia Norte-sul, continuação da BR-242, ligando as fronteiras do Tocantins com a de Mato Grosso e, por último a duplicação da BR-153.
No entanto, os políticos mais empenhados para resolver os problemas destas obras federais é senador Ataídes Oliveira (PSDB) e deputada Federal Josi Nunes (PMDB) que também entrou no páreo para pressionar em Brasília o andamento da duplicação da BR-153, conseqüentemente resolveria também a travessia urbana desta BR em Gurupi.
Na semana passada, um dia após ser entrevistado pelo Portal Atitude, o senador Ataídes Oliveria (PSDB), esteve com o de reunião com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, em Brasília, e trouxe a notícia de que ficou acordado que a realização de nova concessão por uma nova empresa tornaria o processo ainda mais lento e a alternativa seria a transferência jurídica do contrato de concessão a um consórcio internacional para fazer o trecho de 628 quilômetros, entre Anápolis (GO) e Aliança (TO), já que Galvão está em processo de recuperação judicial e alega que não tem dinheiro.
“Essa concessão que foi feita pela Galvão Engenharia, caiu na caducidade. A solução que achamos foi através de empresa estrangeira assumir a concessão já existente, assim dando celeridade para todo o processo”, destacou Ataídes.
Conforme apurou a reportagem do Portal Atitude o consórcio internacional já teria garantido um empréstimo financeiro de 1,5 bilhão de dólares.
Já no final da semana passada a deputada Josi Nunes (PMDB), após entrevistas ao Portal Atitude sobre o assunto, informou que participou de uma reunião com o coordenador de Projetos da Secretaria de Programa de Parceiros de Investimentos (PPI) da Presidência da República, Tarcísio Freitas, para tratar sobre a concessão da manutenção e duplicação da BR 153.
“Nós estamos acompanhando uma possível venda para investidor Europeu. Nós estamos verificando. Se tivermos as garantias de que o negócio é concreto, de que o recurso vai realmente fluir e as obras vão ser feitas e os prazos serão cumpridos, nos parece o melhor para a concessão. Mas, há de se estudar com profundidade essa operação para verificar o quão crível é esta alternativa. Ainda não temos certeza, isso ainda será analisado pela agencia”, afirmou o técnico à deputada.
Para a deputada Josi, o importante é que a situação seja resolvida. “Nós entendemos a preocupação da ANTT e a necessidade de haver mesmo essa cautela, mas o nosso desejo é que essa situação seja resolvida. Esse trecho da BR153 que está sob a concessão da Galvão precisa de manutenção. Diariamente recebemos reclamações da população. Sem contar que a duplicação é um sonho tanto do Estado do Tocantins quanto de Goiás. Sendo assim, todos nós queremos muito que essa situação se resolva, que essas obras sejam iniciadas e que possamos trafegar com segurança nesta via. Vamos torcer para dar certo”, completou a parlamentar. (Da redação com informações das assessorias de senador Ataídes e da deputada Josi Nunes