O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pelo Presidente Paulo Carneiro, em parceria com o Sindicato Rural de Lagoa da Confusão e a Empresa CDA (Companhia distribuição Araguaia), realizou entre os dias 08 a 19 os cursos NR35 Trabalhador em segurança no trabalho, Altura e NR33, em espaços confinados. 31 participantes foram capacitados pela instrutora do SENAR, Fernanda Neris Costa.
por Redação
Apesar do avanço da tecnologia, os casos de acidente do trabalho ou doenças ocupacionais, vêm aumentando cada vez mais. Os cursos têm o objetivo de trazer conhecimento aos trabalhadores das boas práticas de segurança dentro do ambiente de trabalho, favorecendo as condições e diminuindo os riscos no trabalho, e ainda mostra a importância da adoção das medidas de segurança adequadas para preservar a saúde e integridade física dos funcionários.
As duas capacitações de Segurança no trabalho se complementam. A NR35 tem como objetivo ensinar aos alunos medidas de proteção para o trabalho em altura de forma a garantir a segurança dos trabalhadores, além de tratar de normas regulamentadoras, ensina na prática a utilização dos componentes e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) corretamente, condutas em situações de emergência e a prática das atividades pertinentes ao trabalho em altura.
Já no curso de NR33 os participantes receberam no treinamento prático, técnicas de acesso a espaços com entradas verticais, a verificação atmosférica, equipamentos de acesso e resgate, deslocamento seguro em espaços confinados, entrada e saída de locais de difícil acesso, primeiros socorros, entre outros assuntos.
Ao final do treinamento foi realizado um simulado de resgate dentro de um silo, os socorristas foram acionados via rádio, para realizar os primeiros socorros, este simulado demonstrou aos participantes a importância de realizar os trabalhos utilizando os equipamentos de proteção adequados, durante o desenvolvimento da atividade de rotina, pois como foi repassado nos cursos, além de ser obrigatório ainda contribui em um resgate.
Segundo a instrutora do curso Fernanda Neris, o principal objetivo é de garantir boas condições de higiene e conforto: “Mostrarmos a importância da Segurança no trabalho, que além de tudo deve ser um hábito, e esse tema não se aplica somente aos trabalhadores, mas também as suas famílias que os esperam em casa.”